Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Dreamcatcher, Kingdom, ONEWE e Weeekly
K-pop

Músicas incríveis do K-pop que não tiveram vitórias em programas musicais em 2021


Não importa se é a primeira ou a centésima, toda vitória em programas musicais tem seu valor para os idols e para os fãs que os acompanham. Não importa se é The Show, Show Champion, M Countdown, Music Bank, Music Core ou Inkigayo, todos querem sair com um troféu no fim da noite. Com disputas sempre tão acirradas semana após semana, não é raro ver uma música incrível encerrar o período de promoções sem prêmios.

Para compensar um pouco a falta de celebração nos palcos, vamos relembrar alguns hinos injustiçados que não tiveram vitórias nos programas musicais a cada mês de 2021.



Love So Sweet do Cherry Bullet

Começamos o ano com Love So Sweet do Cherry Bullet. A música é suave e puxa para o lado mais colorido do K-pop com uma batida alegre, mas que tem o toque único do Cherry Bullet no som. A faixa começa simples, mas quanto mais você escuta, mais entende o valor da canção e do grupo. É uma música tão doce que deixa você viciado na letra e no ritmo do refrão.


Excalibur do KINGDOM

É fã de músicas embebidas em conceito de respeito? KINGDOM chegou com tudo em seu debut em fevereiro. O grupo tem um conceito de reis, com cada integrante representando o rei de uma nação. Excalibur iniciou o projeto com uma faixa baseada no Rei Arthur. O MV conta toda a história dramática e a música não desaponta em nenhum segundo.

Leia também:
[K-PROFILE] Conheça o KINGDOM, o boygroup com conceito medieval


After School do Weeekly

Surpreso que esta música está na lista? Nós também. After School, do Weeekly, explodiu logo quando foi lançada em março, com um conceito jovial em ambiente escolar que tem tudo a ver com o grupo. A música viralizou nas redes sociais, ganhou edits e desafios no TikTok e hoje, um ano depois, tem mais de 120 milhões de visualizações no YouTube. Dados impressionantes, mas que não se reverteram em win para as meninas desta vez.


libidO do OnlyOneOf

O OnlyOneOf sempre teve lançamentos ousados e com toques sensuais, até que em 2021 eles lançaram libidO, com mensagens bem diretas na letra e no MV e uma dança provocante que viralizou. Apesar de toda a polêmica, libidO é uma música eletrônica e suave com uma batida cativante. Não chega a ser surpresa a música não ter recebido prêmios por causa da mensagem, mas ainda vale a pena falar por ser tão única e atrair atenção, o que, no final, é o objetivo de muitos.


Like It Hot do GWSN

O título da música pode enganar, mas Like It Hot é uma canção elegante que mantém a identidade mística do GWSN que mistura momentos que parecem que saíram de um filme de fantasia com partes modernas e eletrônicas. A disparidade musical não entra em conflito, mas harmoniza uma com a outra para criar esta música incrível de 2021.


Moonshot do N.Flying

O N.Flying já experimentou a alegria de uma vitória com Rooftop, em uma história incrível de sucesso após as promoções. Em 2021, eles vieram com Moonshot, um hino digno de prêmios que inicia o primeiro álbum de estúdio coreano do grupo, mas que infelizmente não teve a mesma sorte nos programas musicais. A faixa é empolgante e cresce a cada verso enquanto ressoa uma mensagem energética para motivar qualquer um a conquistar a lua.

Leia também:
[ENTREVISTA] N.Flying promete visitar o Brasil e conta spoilers de próximos projetos



BEcause do Dreamcatcher

É difícil pensar em uma música do Dreamcatcher que não merecesse uma win. Felizmente, em 2022, mais de mil dias depois do debut, o girlgroup conquistou a premiação com Maison. Mas nem por isto devemos esquecer um dos hinos que o grupo trouxe em 2021 que passou sem vitória. BEcause é uma música com toda a potência do rock e uma letra que cruza os limites entre amor e obsessão, com um jogo de palavras com “because”, “porque” em inglês, e “be”, que representa a palavra coreana para “tristeza”. O MV e a coreografia que acompanha a faixa é bem artístico e inspirado no filme de terror Nós, do Jordan Peele.


Door da Kwon Eunbi

KWON EUN BI foi uma das primeiras integrantes do IZ*ONE a lançar a sua própria carreira musical após o programa. Veteraníssima na indústria desde antes do Produce 48, ela brilhou no seu debut solo Door. A música tem um tom único e elegante com pop, eletro swing e jazz. Com seu vocal poderoso, a música parece retirada de um musical digno da Broadway. Não é à toa que o conceito por trás da faixa e do MV mistura uma história de contos de fadas como Alice no País das Maravilhas com segmentos inspirados em musicais como Chicago e Burlesque.

Leia também:
[ENTREVISTA] KWON EUN BI fala sobre seu comeback com “Color” e nova fase de sua carreira como solista


Dark Dream do E’LAST

Você sabe que uma música vai ser épica quando ela começa com uma orquestra completa e é seguida por vozes cativantes. Dark Dream do E’LAST é uma música emocionalmente intensa com uma gama de instrumentos que acompanha as vozes e um conceito que mistura o sombrio e o melancólico, com raízes nostálgicas de um estilo mais comum na 2ª geração do K-pop. A faixa representou um crescimento exponencial deste grupo rookie de uma pequena empresa, superando inúmeras expectativas. Para ser um sucesso ainda maior, só se tivessem também saído com a merecida first win.


Addicted do PIXY

O título da música já avisa: você vai ficar viciado no PIXY. E não é por ser um pop chiclete, muito pelo contrário. O PIXY relevou que estava apenas no início de outubro e lançou Addicted, uma faixa digna do dia das bruxas com conceito sobre estar preso a um feitiço de amor que te deixa viciado em uma pessoa. Uma música tão forte, com uma coreografia icônica e expressões faciais intensas que até dá para esquecer que o grupo surgiu em 2021. E se o debut com Wings já serviu para chamar a atenção, Addicted veio para mostrar que elas são capazes de muita coisa e que mereciam, inclusive, um troféu dos programas musicais.

Leia também:
[ENTREVISTA] PIXY revela suas inspirações, como cuidam da saúde mental e comentam sobre o álbum “Temptation”
[K-PROFILE] PIXY debuta com o conto de fadas sombrio de “Wings”


Star do ONEWE

https://www.youtube.com/watch?v=K2J0B4e5Xe4

Uma banda que lançou música incrível em 2021 mas que não conquistou win foi o ONEWE. A banda da RBW explorou o rock mais animado com Rain to Be e no final dos anos entregou a emotiva Star. A música não é uma balada e tem um refrão animado, mas as vozes e a letra da faixa não escondem a força da mensagem. “Eu prometo a você as estrelas e estarei sempre ao seu lado, mesmo se tudo mudar.” Quem não gostaria de receber uma declaração de amor poética destas? Star é uma música de amor que só as vozes e os instrumentos do ONEWE conseguem entregar.

Leia também:
[ENTREVISTA] ONEWE revela suas fontes de inspiração, proximidade com os colegas da RBW e fanatismo por futebol


Tang do MINO (WINNER)

Desde que começou a sua carreira solo, o rapper, compositor e integrante do WINNER, MINO está em um crescimento acelerado de sucesso, mas isso não implica em vitória assegurada. A sua música de dezembro de 2021, Tang, pode não ter recebido wins, mas não quer dizer que não seja uma música incrível. A faixa divertida fala sobre uma tentativa falha de conquistar a mulher que ele gosta, enquanto une o seu rap com o som marcante da guitarra.


Menções honrosas

Estes foram apenas 12 das muitas músicas incríveis do K-pop que passaram o ano sem win em 2021. Para ter uma ideia de quantas músicas incríveis tiveram este destino, podemos citar veteranos renomados:

Ou então artistas em ascensão como WJSN com Unnatural, Kim Sejeong (ex-I.O.I e ex-Gugudan) com Warning, e o trio rookie 3YE com Stalker.

E não podemos esquecer de muitos debuts explosivos que são só um prelúdio para mais músicas incríveis que virão, como Purple Kiss com Ponzona, MIRAE com KILLA, Tri.Be com Doom Doom Ta, EPEX com Lock Down e Lightsum com Vanilla.

Por isso, não fique triste se a sua música ou artista favorito de 2021 não recebeu um win. O importante é podermos apreciar cada uma das obras-primas que tivemos no ano passado, independentemente de qualquer prêmio.

Leia também:
Saiba quais grupos tiveram vitórias em programas musicais após a dispensa militar

Por Paula Bastos Araripe
Fonte: (1), (2)
Imagem: Dreamcatcher Company, GF Entertainment, Rainbow Bridge World, IST Entertainment – divulgação
Não retirar sem os devidos créditos

img

    Inscreva-se no Telegram da KoreaIN e saiba tudo sobre a Coreia do Sul e o K-POP.

Tags relacionadas:

  • Paula Bastos Araripe

    Jornalista carioca que tem o k-pop como trilha sonora da vida. Multistan incorrigível, defensora de grupos (injustamente) desconhecidos e nostálgica da segunda geração do k-pop. Highlight (Beast) tem certificado vitalício como meu grupo ultimate.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido