Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Cultura Tradições

Qual a diferença e como calcular a idade coreana

Uma das primeiras perguntas que alguém escuta ao chegar na Coreia do Sul é sobre a sua idade. Apesar disso ser um certo tabu em alguns países, os coreanos vão utilizar sua resposta apenas para definir o grau de formalidade com o qual irão te tratar. Como se sabe, o respeito entre gerações é algo sério e extremamente respeitado por lá.

Porém, a sua idade em seu país de origem dificilmente será igual à que você terá na Coreia do Sul. Isto se dá porque os sul-coreanos usam um sistema de contagem de idade diferente do resto do mundo que faz com que eles tenham 1 ou 2 anos a mais.

Achou confuso? Vem que te explicamos melhor como isto funciona.



Idade internacional x Idade coreana

A idade internacional começa a ser contada a partir da data do nascimento da pessoa. Sendo assim, a pessoa nasce com 0 anos de idade e, a cada aniversário, ganha mais um ano de vida na conta.

Por outro lado, a idade coreana leva em consideração também o tempo que o bebê passou dentro da barriga da mãe. Esse tempo, que pode durar até 10 meses, foi arredondado para 1 ano nos cálculos. Sendo assim, todos bebês coreanos a já nascem com 1 ano de vida.

Só esta diferença no início da contagem já garante que a idade coreana de alguém tenha, pelo menos, 1 ano a mais do que a idade internacional. Porém, a idade coreana leva mais um ponto em consideração. 

Na Coreia existe o conceito de que a nação “envelhece junto”. Ou seja, os coreanos nativos não ganham anos de vida nas datas dos seus aniversários, mas no primeiro dia do ano, 01 de janeiro. Os aniversários – o dia em que a pessoa realmente nasceu – são bastante celebrados e de extrema importância para os coreanos, mas não são neles que as idades das pessoas mudam.

A regra que “soma 1” à idade das pessoas assim que muda o ano vale para todos, independente da sua data de nascimento, e pode fazer com que a diferença entre a idade coreana e a idade internacional seja de 2 anos.

Sendo assim:

Agora você talvez esteja se perguntando: Será que tem algum caso assim fácil? A resposta é sim.

A atriz Lee Ji Yeon (ex-integrante do CSJH The Grace sob o nome artístico de Lina) e o ator Jang Seung Jo tiveram sua segunda filha justo no dia 31 de dezembro de 2021. A bebê nasceu com 1 ano de idade e, no dia seguinte, já tinha 2 anos. Em 1º de janeiro de 2023, ela completará 3 anos e assim sucessivamente.

Mas como saber se a sua idade coreana é 1 ou 2 anos a mais que a sua idade internacional? Te ensinamos o cálculo a seguir.


Como calcular sua idade coreana

O primeiro passo é considerar se seu aniversário em 2022 já passou ou não. A partir daí, siga uma das fórmulas a seguir:

  • Se seu aniversário já tiver passado:
    Sua idade atual + 1 = Sua idade coreana
  • Se seu aniversário não tiver passado:
    Sua idade atual + 2 = Sua idade coreana

Ou seja, caso já tenha comemorado seu aniversário este ano, você só precisa adicionar 1 ano do tempo em que estava no ventre.

Se não tiver feito aniversário ainda, os 2 anos adicionados são o seu tempo no ventre somado com o ano que virou. Como aqui não fazemos o mesmo “aniversário coletivo” dos coreanos, você pode considerar a mudança apenas no seu dia de nascimento. Agora, se você tiver nascido em 1º de janeiro, terá sempre 2 anos a mais, pois os dois anos foram adicionados assim que você nasceu.


A adoção da idade internacional

Apesar da idade coreana ainda ser bastante usada no dia a dia, a idade internacional é a oficial em documentos, registros e cadastros em geral. Porém, o governo do presidente Yoon Suk Yeol planeja unificar o sistema de contagem da idade e utilizar apenas a idade intenacional no país. A proposta foi uma das pautas eleitorais do Presidente Yoon quando ainda estava em campanha.

A idade coreana é aplicada, por exemplo, na Lei Militar que calcula a idade limite para que os homens se alistem no exército. Na lei atual, todos os cidadãos do país têm que iniciar seus períodos de serviço até os 30 anos na idade coreana, esta idade é, na verdade, 28 na internacional. Com isso, os nascidos em 1994 deverão se alistar até dezembro deste ano. Caso a mudança proposta pelo Presidente Yoon seja aprovada, alguns cidadãos terão mais tempo antes de serem convocados.

Porém, um outro caso pode ser ainda mais complexo de ser resolvido. Como a idade coreana também é levada em consideração nas Leis Escolares, que determinam com que idade as crianças devem começar a estudar. O resultado é que alguns pais tentam fraudar os registros dos bebês nascidos em dezembro por medo que as crianças possam ser prejudicadas quando atingirem a idade escolar.

Além disso, durante a pandemia da COVID-19, a decisão das autoridades de saúde do país de usarem tanto a contagem da idade coreana quanto a internacional para definir as faixas etárias elegíveis para tomar a vacina contra o coronavírus causou grande confusão no país.

Mesmo com todo o debate causado pela proposta, até agora não há maiores informações sobre como está o andamento da mesma.


Gostou de saber mais sobre a idade coreana? Aproveite para saber as possíveis origens dessa contagem e entender um pouco mais sobre os honoríficos usados pelos sul-coreanos para se referirem às pessoas mais novas e mais velhas.

Leia também:
Como funciona a idade coreana?
Entendendo honoríficos coreanos: como chamar amigos e conhecidos?

Fonte: (1), (2), (3)
Imagens: Ruth Black (via Getty Images) e KoreaIN
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Leticia Gonçalves

    Paulistana que sempre quis ser jornalista. Apaixonada por flores, chás, livros e bater papo.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido