Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-pop

Saiba quais são os significados das siglas nos nomes dos grupos de KPOP – Parte 2


Já se perguntou alguma vez o que significa a sigla do nome de algum grupo de k-pop? Seus problemas nesse quesito começaram a acabar.

Continuamos hoje a lista com os significados por trás dos nomes de grupos amados. Para esta segunda parte, focaremos em grupos femininos com exceção dos da SM Entertainment que já foram na parte 1 que pode ser conferida a seguir.

Fãs de grupos masculinos, fiquem ligados que eles serão os próximos.

Leia também:
Saiba quais são os significados das siglas nos nomes dos grupos de KPOP – Parte 1



AOA

Debutadas em agosto de 2012, o AOA foi o primeiro grupo feminino da FNC Entertainment. Atualmente, apenas três integrantes –  Hyejeong, Seolhyun e Chanmi – permanecem na empresa e sem promoções juntas desde o lançamento de New Moon, em 2019. De 2020 em diante, as únicas notícias sobre o AOA foram as polêmicas envolvendo as acusações de bullying feitas por Jimin contra Mina e a saída de integrantes, a última delas foi Yuna no ano passado. O significado de AOA é “Ace of Angels”. Como “ace” é um termo que pode significar “ás” (a carta mais forte do baralho), a tradução livre pode ser “ás dos anjos”.


CLC

Administradas pela Cube Entertainment, o CLC chegou oficialmente ao fim em maio deste ano após completarem 7 anos desde o debut. O significado da sigla do nome do grupo é “Crystal Clear”, que tanto pode significar “cristalino” como ser uma expressão popular que tem o mesmo significado de “claro como água”.


DIA

Em atividades desde 2015, o DIA já passou por diversas mudanças na formação. Teoricamente, o grupo atualmente consiste tem Eunice, HuiHyeon, Yebin, Eunchae, JuEun e Chaeyeon, apesar desta última não ter participado do último comeback. Sem promoções desde 2020 e prestes a completarem 7 anos de carreira, o futuro do grupo ainda é incerto e alguns fãs acreditam que as integrantes possam deixar a MBK Entertainment em breve. O nome DIA tanto pode ser uma abreviatura de “diamond” (diamante) quanto uma sigla de “Do It Amazing” (faça isso incrível, em tradução livre), que também foi o nome do primeiro álbum do grupo.


EXID

Com 10 anos de carreira, o EXID teve uma história cheia de reviravoltas até receber a merecida atenção. Hoje, mesmo sem promoverem na Coreia há mais de 3 anos, o quinteto garante que ainda permanece unido. Neste mês de agosto, as integrantes fizeram uma transmissão ao vivo pelo Naver Live para comemorar o aniversário do debut, que, na realidade, foi celebrado em fevereiro. EXID é a sigla para “EXceed In Dreaming”, que pode ser traduzido livremente como “exceder (ou ultrapassar) seus sonhos”.

Leia também:
Trajetória: os 10 anos do EXID marcados por vídeos icônicos e cumplicidade do quinteto


GWSN

O GWSN está ativo desde 2018 e sua formação consiste em Seoryoung, Seokyoung, Anne, Minju, SoSo, Miya e Lena. O nome do grupo é a abreviatura de “Gong Won So Nyeo”, traduzido como “garotas no parque”. Não por acaso, o septeto também atende pela versão em inglês “Girls In The Park”.


I.C.E

E voltamos aos grupos que deram disband, vamos ver quem lembra deste. O I.C.E ficou ativo entre os anos de 2015 e 2020. Das cinco integrantes do grupo, três permaneceram do início ao fim do mesmo: Kimmi, Dahye e Minju. Yoona, que completou a formação do debut, deixou o então quarteto em 2017 alegando que não estava sendo paga pelo seu trabalho e sofreu abusos por parte do CEO da empresa responsável pelo grupo, a HS Entertainment. Após isso, U-Jin se juntou ao grupo. O significado da sigla do nome do grupo é “International Center of Issue”, que pode ser traduzido livremente como “centro internacional de questões”.


I.O.I

Tentamos evitar choros com grupos que deram disband, mas é impossível. O grupo temporário formado na primeira temporada do Produce 101 lançou sucessos lembrados até hoje, mesmo cinco anos após o seu fim. O nome I.O.I tanto é uma brincadeira com o 101 do nome do programa, que por sua vez faz referência ao número de trainees que fazem parte da competição em seu início, quanto a sigla de “Ideal of Idol” (“ideal de idol” em tradução livre).


S.I.S

Saindo um pouco da tristeza dos disbandados, este grupo não chegou ao fim, mas está sumido há alguns anos. O S.I.S debutou como um sexteto em 2017, mas desde 2019 promove como quarteto com as integrantes MinzyGaeulAnneSebin. O único comeback após a saída de J-Sun e Dal foi Don’t Wait, lançado em 2020. Como as redes sociais do grupo estão sendo atualizadas, não se sabe mais como está o grupo. O significado da sigla S.I.S é “Serendipity In Stars” (“serendipidade nas estrelas”, em português). Não sabe o que é “serendipidade”? Calma que te ajudamos. De acordo com o dicionário da Cambridge, a expressão significa: o ato de encontrar coisas interessantes ou valiosas por acaso.


STAYC

As então rookies poderosas de 2020 se transformaram em um grupo poderoso após seus sucessos viralizarem e caírem no gosto do público dentro e fora da Coreia. O nome STAYC vem de “Star To a Young Culture” (“estrela para uma cultura nova/jovem”, em tradução livre) e acabou combinando perfeitamente com a ascenção do sexteto ao merecido estrelato. A frase também foi o nome do primeiro single do grupo.

Leia também:
[ENTREVISTA] STAYC revela ser fã de Luísa Sonza e sonho de vir ao Brasil
[ENTREVISTA] STAYC comenta sobre seus hits virais e desafios de cantar em português


WJSN

Ativas desde 2016, as integrantes do WJSN foram coroada como as grandes vencedoras do Queendom 2 em junho deste ano. Além das promoções em grupo, as talentosas artistas também mostram seus talentos em units e em outros ramos de entretenimento, como atuação. Oficialmente, o nome do grupo é a sigla de “wuju sonyeo”, termo coreano para “garota espacial/cósmica”, mas também são as iniciais das units as quais as integrantes são divididas: Wonder, Joy, Sweet e Natural. O grupo também é conhecido pela versão em inglês do nome Cosmic Girls.


XG (bônus)

Finalizamos nossa lista de hoje com um bônus. O XG é um grupo formado apenas por integrantes japonesas que debutou em março com foco no mercado global. Após fazerem seu primeiro comeback com MASCARA, o septeto promoveu nos tradicionais programas musicais sul-coreanos e conquistou ainda mais fãs com seu carisma e performance impecáveis. XG é a sigla de “Xtraordinary Girls” (garotas extraordinárias). Alguém duvida que isso é exatamente o que elas são?


Quais grupos faltaram nesta lista? Conte para gente nos comentário que, quem sabe, não voltamos com outra lista de grupos femininos após os homens terem a sua vez.

Leia também:
Significado de nomes dos girlgroups da 4ª geração
Significado de nomes dos boygroups da 4ª geração

Fontes: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7)
Imagens: Tokuma Japan Communications, The Wave Music, High Up Entertainment e Starship Entertainment
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido