Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entretenimento

Entrevista de J.Y. Park para a Forbes ressurge após saída de Jinni do NMIXX

Nesta sexta (09), fãs foram pegos de surpresa com o anúncio da saída de Jinni do NMIXX e também da JYP Entertainment. Como a declaração em momento algum mencionou qualquer razão que possa ter motivado este fato, vários estão em busca de respostas para este mistério.

Nesse contexto, alguns internautas trouxeram à tona uma entrevista do CEO J.Y. Park para a revista Forbes datada de 2020, período em que ele lançou o single When We Disco. Na conversa com o jornalista Jeff Benjamin, Park citou e reforçou diversas vezes os valores de sua empresa.

A JYP Entertainment foi inaugurada em 1997 como parte lendário grupo apelidado de “Big 3” juntamente com a SM e a YG. Em mais de duas décadas de trabalho, Park colocou como fator para a contratação de um trainee um detalhe que vai muito além da aparência ou do talento:

Na minha autobiografia, digo que o elemento chave para decidir escolher um artista é ‘Esta é uma pessoa verdadeira e pura que consigo amar?’ Quando você ama um artista, não é mais trabalho. Se você não gosta daquele artista, não vai passar a noite toda trabalhando por ele, entende?

Park continua citando como exemplo a relação ainda próxima que mantém com o cantor Rain, que debutou na JYPE em 2002, e até mesmo com sua esposa, a atriz Kim Tae Hee. Segundo ele: “Não vou trabalhar para uma pessoa que não seja decente, honesta e que não tenha um bom coração”.

Com esta forma de pensamento, Park busca inserir os mesmos valores em todos os seus idols e descreveu o processo que faz para atingir tal objetivo:

Temos o sistema educacional mais longo entre todas as empresas de entretenimento. Se um(a) funcionário(a) sai da linha, isso quebrará nossos valores e ele(a) terá de sair. Apesar de não querermos que a pessoa saia, mesmo que eu a ame, eu tenho que deixá-la ir ou nossos valores desabarão. Não vou deixar alguém sair porque a odeio, todos cometemos erros e fazemos coisas estúpidas. Mas, se perdoarmos, o próximo fará o mesmo. Temos que manter nossos valores vivos, mas isso dói. É doloroso retirar algum funcionário ou artista nosso. Isso não significa que todo artista que saia da nossa empresa tenha feito algo errado. Alguns tiveram problemas ou outros motivos para sair.

Apesar da rigidez, porém, Park destacou que a política da agência não inclui expor o erro alheio. E por um simples motivo: ele deseja que os artistas e funcionários possam recomeçar em outra empresa:

Queremos que eles sejam bem-sucedidos em outras empresas. Se realmente tiverem feito algo errado, nunca vamos dizer, esta é a nossa política. Queremos, sinceramente, que eles façam sucesso quando saírem. Se revelarmos publicamente o que fizeram quando saíra, isso irá prejudicá-los. Não é isso que queremos.

Vale destacar que, caso Jinni nunca venha a se manifestar sobre o caso, qualquer teoria que busque explicar sua saída do grupo e da JYPE será apenas especulação. Além disso, rumores caluniosos e maldosos que exponham sua intimidade e violem a sua índole podem ser passíveis de ações legais.

A declaração anunciando a saída de Jinni foi no mesmo padrão também usado quando Woojin deixou o Stray Kids em 2019 e quando Jae deixou o DAY6 em janeiro desse ano. Em todos estes exemplos, apenas este último teve algumas pistas para os fãs, que desconfiam que o músico deixou a banda devido ao seu descontentamento com a falta de apoio da empresa.

Em 2020, Jae fez queixas contra a JYPE em suas redes sociais apontando que os perfis da banda não divulgavam seus trabalhos solos. As reclamações surtiram efeito e a agência lançou uma nota se desculpando pelo ocorrido e reconhecendo o erro.

Tal modo de lidar com as críticas também foi citado por Park à Forbes:

Se fizéssemos algo errado do ponto de vista dos negócios, apenas nos desculpamos. Nunca tentamos nos esconder de um problema, isso não é quem somos. Algumas empresas escutam certas acusações e apenas seguem em frente, mas não fazemos isso. Mas quando fazemos isso mesmo que a culpa não seja nossa, às vezes é porque não podemos compartilhar os motivos porque estamos tentando proteger os artistas ou porque talvez seja culpa de outra pessoa que não podemos mencionar, como um parceiro. Mas é assim que tratamos: vamos revelar após um certo período de tempo.

Fonte: (1)
Imagens: JYP Entertainment
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido