Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-pop Música

Músicas que completam dez anos em 2023


2023 está entre nós! O ano mal começou e já tivemos comebacks icônicos, não é mesmo?! Mas hoje vamos relembrar outros hits icônicos que já movimentaram os Kpoppers mais antigos e que talvez você, que está chegando agora, não conheça.

Alguns desses singles trouxeram marcos super importantes para a divulgação da Hallyu ampliando a base de fãs da música coreana pelo mundo, especialmente no meio dos jovens e adolescentes, e claro noonas e hyungs também!

Separamos algumas das músicas que completam 10 aninhos para você conhecer, curtir e incluir na sua playlist.



GENTLEMAN – PSY

Claro que não poderíamos deixar de fora aquele que é conhecido como o Rei da Coreia. Depois do sucesso mundial de “Gangnam Style”, o rapper PSY lançou “Gentleman” em abril de 2013. Continuação do single anterior, o hit também tem uma batida forte. 

O lançamento foi direto para o topo da Gaon Singles Chart na terceira semana de abril de 2013, com 429.255 downloads digitais. Em sua segunda semana, a música permaneceu no topo das paradas, vendendo 443.517 cópias. Ele também estreou como número um na Billboard’s Korea K-Pop Hot 100 na semana de 27 de abril de 2013.


WHO YOU? – G-DRAGON (BIGBANG)

O BIGBANG, grupo formado em agosto de 2006 pela YG Entertainment, é considerado um dos maiores nomes do K-pop. O grupo possui um registro de vendas superior a 70 milhões na Gaon.

Depois do estrondoso sucesso do single “Fantastic Baby” lançado pelo grupo em 2012, em 2013 foi a vez de G-Dragon estourar com o single “Who You?” do álbum Coup d’Etat, que rendeu o prêmio de Artista do Ano no Mnet Asian Music Awards do mesmo ano.


I GOT A BOY – Girls’ Generation

O Girls Generation, ou Sonyeo Shidae (SNSD), debutou em agosto de 2007. Em 2013, com quase sete anos de carreira, o grupo expandiu seu sucesso para o mundo. Neste ano elas lançaram o MV icônico de “I Got A Boy” e mostraram versatilidade e um conceito mais maduro do grupo.

Chegando ao topo da parada da Gaon, I Got a Boy e se tornou o segundo álbum mais vendido de 2013 no país. O álbum também alcançou a sétima posição da Oricon no Japão e a terceira posição na parada taiwanesa G-Music e o topo na Billboard World Albums.

Leia também:
Trajetória: 15 anos do Girls’ Generation, o girl group da nação


Give It to Me – SISTAR

Em junho de 2013 o grupo SISTAR lançou o álbum Give It to Me com o Moulin Rouge como tema. Em 11 de junho, a canção “Give It to Me” alcançou o topo em todas as nove paradas musicais dentro de duas horas de seu lançamento, marcando um all-kill. O SISTAR ficou na primeira posição na Melon, Mnet, Olleh Music, Bugs, Soribada, Monkey3, Naver Music, Cyworld Music e Daum Music!

A canção também recebeu wins como Tríplice Coroa no MCountdown da Mnet e Music Bank da KBS, e também a Coroa Dupla no Show Music Core da MBC e no Inkigayo da SBS.


Everybody – SHINee

Em 2013, o grupo da SM Entertainment lançou o quinto EP intitulado Everybody. As faixas “Everybody” e “Symptoms” foram escolhidas como singles para as promoções. 

Este se tornou um dos álbuns mais importante do SHINee, e sua faixa-título é uma das mais conhecidas do grupo. Todo o trabalho feito pelo grupo lhes rendeu o prêmio Daesang – Artista do Ano pelo Melon Music Awards.



NoNoNo – APINK

Em 2013, o então sexteto (após a saída da rapper Yookyung) teve o comeback mais bem sucedido de sua carreira (ou um dos). Em julho deste mesmo ano, foi lançada a música “NoNoNo”, que é parte do mini álbum Secret Garden

A música foi um sucesso, trouxe várias conquistas inéditas para o grupo, se tornou uma das mais tocadas no ano e alcançou várias paradas de sucesso. Estreou em sétimo lugar na Billboard K-Pop Hot 100, e na semana seguinte chegou ao 4º lugar na mesma lista, um verdadeiro hino!

Leia também:
Trajetória: a versatilidade do Apink em seus 10 anos de carreira


Growl – EXO

Em junho, o EXO, grupo da SM Entertainment, fez um comeback com seu primeiro álbum de estúdio, o XOXO. O álbum foi promovido pelo grupo completo, apesar da separação de alguns integrantes. 

Um mês depois, o grupo lançou a versão repackage do álbum com o hit “Growl”, que se tornaria um dos maiores hits do EXO. Inspirada pela letras do single anterior do grupo, “Wolf”, a letra de “Growl” fala sobre o protagonista masculino personificado como um lobo.

A música ganhou o prêmio de melhor Música do Ano no Melon Music Awards e o EXO ganhou mais de 5 Daesang (grande prêmio) no ano, e outras premiações como Golden Disc Awards e Mnet Asian Music Awards. 

Leia também:
Trajetória: Relembrando os 10 anos de sucesso do EXO


What’s your name? – 4MINUTE

O grupo formado em 2009 pela Cube Entertainment alcançou o sucesso com single “What’s your name?”. A faixa principal do quarto mini álbum do grupo, intitulado Name Is 4Minute, foi a primeira do 4MINUTE a alcançar o topo das paradas no chart da Gaon.

“What’s your name?” também alcançou o primeiro lugar na Melon, em 13 de maio de 2013, e a primeira posição na Billboard K-Pop Hot 100 em 1º de junho do mesmo ano. 


VOODOO DOLL – VIXX

O grupo que debutou em 2012 pela Jellyfish Entertainment ganhou fama após o lançamento do álbum Voodoo no final de 2013. O single “Voodoo Doll” trouxe o conceito de terror e demonstrou toda a potência do VIXX.

O MV foi filmado no estilo de um filme de terror, os membros são presos em câmaras e sua captora os controla e tortura alegremente por meio da boneca vodu. Pela presença de imagens fortes e violentas, o MV e a coreografia foram censurados. Uma versão “clean” foi lançada posteriormente. A coreografia também acabou sendo modificada para ser exibida nos programas da TV coreana.

Mesmo após estes percalços, o single alcançou o número 7 no Gaon Singles Chart e o número 53 no K-Pop Hot 100 da Billboard. Ele também ficou em 3º lugar no Gaon Social Chart e rendeu win no Music Bank.

Leia também:
Trajetória: Os 10 anos do VIXX, os reis dos conceito


Hello – NU’EST

Em 2013 foi a vez do boygroup lançar Hello, o segundo mini álbum do grupo e mesmo nome da faixa-título. A música mostrou um novo lado do quinteto e provou que eles poderiam se aventurar em novos estilos musicais. 

“Hello” se tornou um marco do NU’EST, ficando em 20º lugar no Gaon Chart em 2013. Depois do Produce 101 (parte do grupo participou da atração), a música ressurgiu no topo das paradas, ocupando os primeiros lugares do Genie em tempo real, 2º no Bugs e 3º no Melon em 17 de junho de 2017, e foi indicado como um dos candidatos no Inkigayo por 3 semanas consecutivas. O sucesso foi tanto que levou o grupo a regravar a canção. O MV também não ficou para trás e foi muito elogiado.

Leia também:
Trajetória: os 10 anos de NU’EST do debut à ascensão e ao doloroso disband


Quais destes hinos atemporais você já conhecia?! Nos conte nos comentários!

Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7)
Imagens: SM Entertainment, Cube Entertainment, Pledis Entertainment, Starship Entertainment
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Beulla Silva

    Mineira, jornalista, Libriana no mundo da Lua que é viciada em GOT7, Monsta X, Astro, Itzy, gatos, K-Drama, café, literatura e culinária coreana!!

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido