Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Cotidiano

Jamboree Escoteiro Mundial: A celebração que virou uma crise na Coreia do Sul

A cada quatro anos, a Organização Mundial do Movimento Escoteiro organiza o Jamboree Escoteiro Mundial, o maior acampamento do Movimento Escoteiro cujas edições são feitas sempre em um país diferente. Em cada evento, são esperados entre 40 e 50 mil jovens que durante semanas fazem atividades de intercâmbio cultural com os demais escoteiros de todo o mundo, como cozinhar, montar o próprio acampamento, farão atividades de lazer, cultura, espiritualidade, entre outras.

Em 2023, a Coreia do Sul foi a sede escolhida. O Jamboree estava marcado entre os dias 1 e 12 de agosto, mas uma série de acontecimentos de todos os tipos – inclusive naturais – acabou transformando a celebração em uma crise nacional.



Problemas estruturais

As controvérsias começaram antes mesmo do evento ser iniciado. O local escolhido para abrigar os escoteiros que vieram de todo o mundo foi a região de Saemangeum, conhecida por ser suscetível a problemas com enchentes e calor extremo com o agravante de quase não haver sombra para amenizar o sol escaldante. E foram exatamente esses os problemas vivenciados pelos participantes do Jamboree junto com um terceiro: uma infestação de mosquitos.

O mês de agosto é o mais quente da Coreia do Sul e ainda em 2021 o Conselheiro da província de Jeolla do Norte, Seong Gyeong Chan, lançou um alerta ao recomendar que o evento fosse atrasado alguns dias para que os participantes não fossem expostos à onda de calor. Além disso, havia uma preocupação de que a aglomeração pudesse ser um foco de transmissão de doenças, como a COVID-19.

Apesar do orçamento de mais de 117 bilhões de wones (mais de R$ 434 milhões), também foram apontados diversos problemas de infraestrutura para atender às necessidades e promover o conforto dos escoteiros.


O começo com o pé esquerdo

Somente na cerimônia de abertura do evento, a mídia reportou que 88 pessoas precisaram receber atendimento médico. Destas, 83 apresentaram sintomas de exaustão por causa da onda de calor e foram tratadas no hospital dentro da região dos acampamentos. De acordo com a polícia, os outros casos foram relacionados à fraturas e sintomas de ansiedade e foram tratados em hospitais próximos da região do evento. Não houveram feridos graves.

Apenas um dia depois, o número de escoteiros afetados pelo calor subiu para mais de 1000 e o Comitê organizador do evento informou que planejava acionar mais 30 médicos e 60 enfermeiras para cuidar dos participantes.

Para poupar os jovens, as atividades ao ar livre foram substituídas por programas culturais fora das dependências do evento e as autoridades forneceram ar condicionados e outros equipamentos de resfriamento.

Mesmo assim, os problemas continuaram e foram relatados que não havia um número suficiente de sanitários, chuveiros e vestiários para os escoteiros além das más condições em que os mesmos se encontravam. Além disso, o calor também fez com que a comida servida se estragasse rápido.


A acusação de assédio

No dia seguinte ao início do evento, um líder de escoteiros tailandês entrou na área dos chuveiros femininos do acampamento e causou uma onda de críticas.

Kim Tae Yeon, líder da Associação de Escoteiros de Jeolla do Norte, relatou: “Por volta das 5 da manhã, o líder tailandês seguiu a nossa líder até os chuveiros femininos. Ao ser flagrado na cena, ele mentiu dizendo que estava lá para tomar banho“.

Cerca de 100 pessoas presenciaram o ocorrido e o caso foi denunciado aos organizadores do evento. Porém, o homem só recebeu uma simples advertência. Segundo reportagens, a polícia recebeu uma denúncia e está investigando o caso para saber se houve intenções sexuais da parte do tailandês.

O ocorrido fez com que 80 sul-coreanos – 72 adolescentes e 8 líderes – deixassem o acampamento no domingo alegando que nada foi feito para garantir a segurança das adolescentes contra casos assim.


A saída antecipada

No dia 5, 3 dias após o início do Jamboree, as autoridades britânicas mandaram retirar seus mais de 4000 escoteiros do acampamento. O grupo estava previsto para ficar na Coreia até o dia 13 de agosto e o plano foi mantido, mas os jovens foram transferidos para Seul na tentativa de amenizar a situação em Saemangeum. O contigente do país era o maior entre os 43 mil escoteiros de 158 países reunidos no evento.

O governo dos Estados Unidos também decidiu fazer o mesmo com seus escoteiros no mesmo dia que os britânicos comunicaram a saída do acampamento. Porém, mais uma coisa estava para acontecer e colocar em risco os mais de 37 mil escoteiros que permaneceram em Saemangeum: o tufão Khanun.


A evacuação total

Na segunda (07), a agência meteorológica sul-coreana alertou que o tufão Khanun deverá passar pela costa do país com velocidade máxima estimada entre 33 e 44 metros por segundo. Além dos vendavais, o tufão também levou chuva ao país.

Como a região de Saemangeum é suscetível a alagamentos, o governo se viu obrigado a retirar os escoteiros do acampamento com urgência. A Embaixada brasileira em Seul solicitou receber informações precisas sobre onde o contingente brasileiro ficará e sublinhou ser fundamental sua realocação em local seguro, com acesso a alimentação e facilidades de hospedagem e sanitárias adequadas, e que canais de atenção médica e de comunicação sejam mantidos abertos a todo o momento.

Com a mudança, os jovens escoteiros agora estão participando de eventos em locais fechados e conhecendo a cultura e o entretenimento sul-coreanos. Entre os programas estão visitas ao LoL Park, estádio de League of Legends, e aulas de dança na YGX, agência filiada da YG Entertainment.


A vergonha e a tentativa de reacender o prestígio do país

Após o fiasco do Jamboree, o governo agora tenta reacender o prestígio sul-coreano diante da mídia internacional. As fichas agora estão sendo apostadas no show de k-pop que encerrará o encontro mundial.

O show estava originalmente marcado para ocorrer no domingo (06) em um local próximo ao do acampamento, mas foi remarcado para esta sexta (11) no Estádio da Copa do Mundo em Seul. A mudança fez com que a lista de artistas originalmente programados para performar no show mudasse. A primeira escalação era IVENMIXXSTAYC, &TEAMVERIVERYLee ChaeyeonNATURE.

Após as mudanças, a line-up ficou:

  • MAMAMOO
  • NCT DREAM
  • THE BOYZ
  • ITZY
  • NewJeans
  • SHOWNU X HYUNGWON (MONSTA X)
  • KARD
  • fromis_9
  • HolyBang
  • Kwon Eunbi
  • Jo Yuri
  • Kang Daniel
  • P1Harmony
  • The New Six
  • ATBO
  • xikers
  • Liberante
  • ZEROBASEONE

Mesmo com a escalação cheia de estrelas, o Deputado Sung Il Jong pediu ao Ministério da Defesa que liberasse Jin e j-hope para se apresentarem no evento. Os dois membros do BTS estão atualmente cumprindo o serviço militar obrigatório – Jin desde dezembro e j-hope desde abril – e a presença deles seria, nas palavras do Deputado Sung, uma forma de “restaurar a dignidade do país”.

O pedido causou uma onda de críticas de fãs que acusaram a manobra de um abuso de poder e frisaram que o grupo não pertence ao governo. Um comentário dizia: “Por que o BTS teria que arrumar a bagunça que vocês fizeram?“.

Não se sabe ao certo se a recusa ao “convite” feito pelo Deputado Sung teria partido do Exército, do Ministério da Defesa ou da BIGHIT MUSIC/HYBE. O que se tem certeza é que nenhum membro do BTS tem agenda disponível para comparecer ao evento. Além dos membros que estão servindo, Suga já iniciou os preparativos para o seu alistamento enquanto V está finalizando os detalhes do seu debut solo.

Apesar disso, a HYBE – que já estará representada no evento com a presença do NewJeans – pode estar estudando uma outra forma de alegrar os escoteiros que comparecerão ao show. A Dispatch revelou que a empresa estaria juntando 45 mil photocards do BTS para serem distribuídos na ocasião. A medida foi um pedido do comitê de organização do evento que fez um requerimento por merchandisings.

A primeira edição do Jamboree Escoteiro Mundial ocorreu no ano de 1920. Esta foi a segunda vez que a Coreia do Sul foi escolhida como país sede. Anteriormente, o país já recebeu o evento mundial em 1991 e o Jamboree da Ásia-Pacífico em 1996.

Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7) (8), (9), (10), (11), (12), (13), (14), (15)
Imagem: Yonhap
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

Greyce Oliveira

Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido