Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Cotidiano

Dispatch é alvo de operação policial em investigação sobre Lee Sun Kyun

Na segunda (22), investigadores foram até à sede da Dispatch para cumprir um mandado de busca e apreensão. A ordem judicial está ligada à investigação que busca averiguar como detalhes da investigação envolvendo Lee Sun Kyun chegaram à mídia.

O ator foi encontrado morto em 27 de dezembro. No dia seguinte, a Dispatch publicou um longo artigo contendo uma linha do tempo do caso e apontando diversos deslizes cometidos pelas autoridades policiais e pela mídia que noticiaram sobre o andamento das investigações baseado apenas nos depoimentos daqueles que acusaram Lee.

Três matérias foram apontadas pela Dispatch. A primeira delas foi a matéria exclusiva publicada pelo Gyeonggi Shinmun em 19 de outubro que falava de um “Famoso ator L” que era suspeito de usar drogas fez com que o nome de Lee fosse exposto na mídia antes mesmo que a investigação fosse iniciada.

Em seguida, no dia 24 de novembro, a KBS revelou trechos de conversas particulares entre Lee e Madame Kim e afirmou que o ator teria feito uso de drogas em cinco ocasiões diferentes. Lee foi submetido a testes toxicológicos e todos apresentaram resultados negativos.

Por último, em 26 de dezembro a JTBC publicou um artigo com menções a fatos informados no depoimento que Lee prestou às autoridades no dia 23 do mesmo mês. Na ocasião, o ator reforçou que tinha sido enganado e consumiu substâncias sem saber que eram drogas.

Em busca da verdade, a Dispatch escreveu: “Lee Sun Kyun morreu e a questão central está na negligência da polícia e na mídia reportar informações não-cruciais. É necessário investigar os registros irrelevantes, os depoimentos editados e identificar as fontes responsáveis“.

A operação de hoje apreendeu celulares e computadores dos repórteres da publicação. Em sua defesa, o portal afirma que os documentos usados na matéria de 28 de dezembro foram obtidos através de terceiros e os próprios registros apontavam as falhas ao longo da investigação.

No último dia 12, diversas figuras importantes do entretenimento sul-coreano reuniram-se para pedir uma investigação minuciosa da propriedade e legalidade da investigação policial envolvendo o uso de drogas a qual Lee foi envolvido, a remoção de artigos sensacionalistas sobre o ator e a implantação de uma lei para proteger os direitos humanos dos artistas em casos de envolvimento em investigações.

Fonte: (1)
Imagem: divulgação
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    Sair da versão mobile