Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-pop

Trajetória: Os 10 anos de sucesso e companheirismo do GOT7

Há 10 anos neste mesmo dia 16 de janeiro, o mundo conhecia um novo grupo que marcou o K-pop com seu talento, companheirismo e alegria. Hoje, estamos aqui para celebrar a trajetória de sucesso deste grande septeto chamado GOT7.

Ao longo desta década de estrada, o grupo segue com a mesma formação desde seu debut: Jay B, Mark, Jackson, Jinyoung, Youngjae, BamBam e Yugyeom. Porém, houve uma mudança de administração que antes ficava sob responsabilidade da JYP Entertainment.

Mas estamos nos adiantando muito. Para contar esta história, precisamos começar do princípio. E no princípio só havia um “GOT2”.



JJ Project, o “pré-GOT7”

Nossa trajetória começa com Jaebom e Jinyoung fazendo sua estreia como atores no K-drama Dream High 2, a sequência de Dream High, em janeiro de 2012. Em 20 de maio do mesmo ano, os dois assumiram os nomes artísticos de JB e Junior/Jr e iniciaram na música com a unit JJ Project.

O álbum de estreia Bounce contém mais três faixas além da música-título de mesmo nome. Uma delas, “Before This Song Ends”, também conta com a participação de Suzy, então integrante do miss A, também artista da JYP Entertainment. Apesar do sucesso do álbum, a dupla entrou em hiato em razão do debut do grupo que viria anos mais tarde.


WIN : WHO IS NEXT

Meses antes da estreia do GOT7, quatro dos futuros membros apareceram no programa da YG Entertainment chamado WIN : WHO IS NEXT. No quarto episódio do reality, que foi ao ar no início de setembro de 2013, Yang Hyunsuk visitou a JYP Entertainment com alguns de seus trainees, que mais tarde estreariam como membros do WINNER e do iKON, para travarem uma competição com os trainees de J.Y. Park. Do lado da JYPE estavam futuros membros do DAY6 e do GOT7

Mark, Jackson, BamBam e Yugyeom se apresentaram como o time de dança da JYPE e impressionaram os telespectadores com a performance de “Caught Up”, de Usher. Os elementos acrobáticos incorporados à coreografia, como os flips, chamaram atenção e mais tarde fizeram parte da coreografia do GOT7 e se tornaram uma de suas marcas registradas.


2014: o debut com Got it?

Para compor o novo grupo, a JYPE optou por fazer um grupo diversificado: JB, Jr, Yugyeom e Youngjae são coreanos, BamBam é tailandês, Jackson é chinês e Mark é um descendente de taiwaneses que cresceu na Califórnia.

A formação inicial do grupo contava com 6 membros, mas Youngjae — que era apenas trainee desde meados de 2013 — foi adicionado por último à escalação. O grupo foi frequentemente comparado ao 2PM por seus estilos de dança acrobática e por também ser parte do gênero hip-hop.

Em 1 de janeiro de 2014, a JYP Entertainment revelou que o grupo se chamaria GOT7 e os primeiros teasers com as imagens de JB e Mark foram liberados em 3 de janeiro de 2014. Teasers com Jackson e Yugyeom foram liberados em 6 de janeiro, seguidos de Jinyoung, BamBam e YoungJae, que tiveram seus teasers liberados em 8 de janeiro. Mesmo sendo o segundo mais velho, JB foi o escolhido para ser o líder.

Em 16 de janeiro de 2014, o GOT7 realizou sua estreia oficial com o lançamento do single “Girls Girls Girls”. Seu álbum de estreia, Got It?, ficou em segundo no Gaon Album Chart e em primeiro no World Albums Charts da Billboard. 

O MV de “Girls Girls Girls” apresentou diferentes tipos de performances, derivados de artes marciais com uma fusão de estilo b-boying.

O  sucesso foi seguido por mais dois álbuns no primeiro ano: GOT♡ e Identify, que alcançaram o primeiro lugar no Gaon Album Charts Semanal.

O septeto também fez sua estreia no Japão em outubro com o single “Around the World”, que foi escrito por Jun K do 2PM. No mesmo mês, o grupo também realizou seus primeiros shows como parte da “GOT7 1st Japan Tour 2014”. Por seus esforços, o GOT7 foi reconhecido como o melhor grupo pelo Golden Disc Awards e pelo Seoul Music Awards.


2015: Sucesso na TV e consagração na música

Entre janeiro e março de 2015, o grupo lançou uma série intitulada Dream Knight. Estrelada pelos sete membros do GOT7 e pela atriz Song Hayoon, a série gira em torno de uma estudante doente que conhece um grupo de garotos misteriosos com poderes mágicos.

Já na música, o GOT7 lançou três álbuns coreanos em 2015: Just Right, Mad e o primeiro álbum repackage Mad: Winter Edition. O ano ocupado também teve lançamentos japoneses: Love Train e Laugh Laugh Laugh. Todos os álbuns alcançaram altas posições nos charts e com Laugh Laugh Laugh deu ao grupo seu primeiro topo nas paradas japonesas de singles da Oricon.


2016: Primeira Turnê Mundial e álbum Flight Log: Turbulence

Em 2016, o GOT7 iniciou sua primeira turnê mundial, “Fly Tour”, que passou pela Coreia do Sul, Japão, China, Tailândia, Singapura e Estados Unidos.

Em setembro do mesmo ano, eles lançaram o álbum de estúdio Flight Log: Turbulence, que liderou as paradas mundiais de álbuns da Billboard. O destaque é que 11 das 13 faixas foram compostas e escritas pelos membros do grupo, mostrando também a habilidade e talento para composição.

Junior anunciou em agosto que usaria seu nome verdadeiro, Jinyoung. Ele sentiu que o nome artístico Junior não combinava mais com ele e queria mostrar que havia crescido e amadurecido desde sua estreia.


2017: Retorno do JJ Project e a nova era 

Em julho de 2017, JJ Project fez seu primeiro comeback. Após cinco anos do lançamento do álbum de estreia Bounce, JB e Jinyoung lançaram Verse 2. O álbum é composto por oito músicas, todas escritas e compostas por JB ou Jinyoung. Duas delas são solos dos dois.

Em março de 2018 o grupo lançou o álbum Eyes On You, que liderou as paradas do iTunes em 20 países, entre outros. A faixa-título “Look” alcançou o primeiro lugar em vários charts importantes em tempo real na Coreia e foi considerada a música de maior sucesso do GOT7 desde sua estreia.

O próximo lançamento, o single japonês “THE New Era” em junho, também foi particularmente bem sucedido mais uma vez. Conquistou tanto as paradas da Oricon quanto as paradas da Billboard Japan.


2019: O ano de ouro e uma nova subunit

Cinco anos após a estreia do grupo, foi lançada mais uma subunit, a Jus2, composta por JB e Yugyeom. A unit estreou em 3 de março de 2019 com o álbum Focus e a música-título “Focus on Me”. Pouco depois, a dupla entrou na trilha sonora do K-drama He is Psychometric, estrelado por Jinyoung. Focus é o único álbum do Jus2

Até o final de maio de 2019, incluindo as quase 280 mil cópias do álbum Spinning Top: Between Security & Insecurity, o GOT7 vendeu 2 milhões de álbuns desde sua estreia cinco anos antes. Eles foram o primeiro grupo da JYP Entertainment a atingir esse marco. Durante a turnê seguinte, “Got7 2019 World Tour ‘Keep Spinning'”, o grupo masculino se tornou o primeiro grupo coreano a aparecer no programa de notícias americano Today Show.

Em novembro de 2019, o álbum Call My Name vendeu mais de 100 mil cópias no primeiro dia. Este foi outro recorde para a JYP Entertainment, já que nenhum grupo da gravadora havia conseguido este feito anteriormente. O ano também foi marcado por prêmios importantes. O grupo também recebeu pela primeira vez o Daesang (prêmio principal) no Asia Artist Awards. Eles também foram listados em 4º lugar na parada Year-End Social 50 Artists da Billboard.

Em abril de 2020, o grupo quebrou o recorde de vendas no primeiro dia (quase 160.000) e vendas na primeira semana (280.000) com o novo álbum Dye. O próximo álbum, Breath of Love: Last Piece (lançado em novembro), foi o último antes da grande mudança que o GOT7 passou depois.


Mudança de gravadora e carreiras solo

Em janeiro de 2021, os contratos originais dos membros expiraram e todos decidiram não assinar um novo com a JYPE. Poucos dias depois de deixar a gravadora, JB anunciou que passaria a usar o novo nome artístico JAY B.

Em fevereiro, o grupo lançou o single “Encore”. Depois disso, os membros se concentraram em suas atividades solo, assinando novos contratos com gravadoras diferentes.


GOT7! 

Em maio de 2022, o grupo abriu novas contas nas redes sociais, revelou um novo logotipo e anunciou um novo álbum. Chama-se GOT7 e foi lançado no mesmo mês. O álbum com a faixa título “NANANA” alcançou o segundo lugar no Gaon Album Charts e no início de julho mais de 500.000 cópias foram vendidas! Além disso, o GOT7 alcançou o primeiro lugar no iTunes Albums Chart em 95 países.

Além dos direitos do grupo, Jay B, Jinyoung e Yugyeom receberam os direitos das duas subunidades da JYP Entertainment. Portanto, há esperança de que JJ Project e Jus2 também lancem um novo álbum em algum momento no futuro.

Na música “Encore”, o grupo avisou: “Estamos juntos por um longo tempo e mesmo depois de tanto tempo aqui, quero que você fique comigo, eu vou cantar para você, eu vou chamar por você“. Foi com esta música que o septeto mandou uma mensagem para os fãs de que não era um disband ou uma separação, apenas uma mudança. Que todos continuaríamos juntos como sempre foi: Ahgases/IGOT7 e GOT7


Carreiras solo

Após deixarem a administração da JYPE, todos os membros do GOT7 assinaram com outras agências e construíram suas carreiras solo com diferentes conceitos e até mesmo conquistando espaço em outras áreas do entretenimento. Saiba onde conferir estes talentos individuais.

JAY B

A primeira agência que gerenciou as atividades solo de JAY B foi a H1GHR MUSIC. Após o fim do contrato com a empresa, ele migrou para a CDNZA Records. Além dos lançamentos sob seu nome artístico original, o líder também promove como Defsoul e é o responsável por boa parte da composição de suas músicas. Ele está atualmente em hiato porque está cumprindo seu serviço militar obrigatório.

Mark

O cantor lançou vários singles e seu primeiro álbum solo, The Other Side, será finalmente lançado. Por conta de sua popularidade na China, em fevereiro de 2021 o cantor abriu o Mark Tuan Studio em Pequim, que cuida de suas atividades na China.

Jackson

Sob administração da sua própria empresa, a Team Wang, Jackson lançou vários singles, a mixtape “Lost and Found” e os álbuns Mirrors, Magic Man, e Zone. Ele também já lançou sua própria coleção chamada “Fendi X Jackson Wang Capsule Collection”, em que ele mesmo desenhou roupas, sapatos e acessórios. Rodou por vários países, incluindo o Brasil, com a turnê “MAGICMAN” entre 2022 e 2023. Para este ano deve anunciar a “MAGICMAN 2”.

Jinyoung

Sob administração da BH Entertainment, o artista lançou algumas trilhas sonoras e um single intitulado “Dive” e o álbum Chapter 0: WITH. Ele atua principalmente como ator. Desempenhou papéis principais em séries e filmes como He is Psychometric, When my love blooms, The Devil Judge, Reborn Rich, Christimas Carol e, mais recentemente, Yumi’s Cells. Jinyoung também está cumprindo serviço obrigatório no exército.

Youngjae

Após sua saída da JYPE, Youngjae migrou para a Sublime e lançou três álbuns solo até agora – Colors from Ars, Sugar e Do it –, bem como alguns singles. Desde março ele apresenta o programa de rádio “Got7 Youngjae’s Best Friend”, no qual os membros do GOT7 também foram convidados.

BamBam

O cantor também lançou vários singles e três álbuns solo sobre a gerência da Abyss Company: Ribbon, B e Sour & Sweet. Atualmente ele está com a sua primeira turnê mundial solo chamada “Arena 52” e o programa no YouTube chamado Bam House.

Leia também:
[ENTREVISTA] BamBam conta sobre debut solo, apoio do GOT7 e vontade imensa de visitar o Brasil

Yugyeom

A carreira solo de Yugyeom é administrada pela AOMG, selo gigante do k-hip hop fundado por Jay Park. “Take You Down”, “Ponytail”, “LOLO” e um EP chamado Point of View: U em sua discografia. Além da liberdade criativa, ele também pode desfrutar da parceria com diversos astros também administrados pela AOMG, como LOCO, Gray, LeeHi, DeVita, entre outros.

Todos os membros do GOT7 escreveram e compuseram muitas de suas próprias músicas e das músicas do grupo. Cada um é um artista talentoso. Os fãs aguardam ansiosamente o comeback do grupo, que só deve acontecer em 2025, visto que dois membros estão cumprindo o tempo no exército.

Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6)
Imagens: JYP Entertainment, Warner Music Korea
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Beulla Silva

    Mineira, jornalista, Libriana no mundo da Lua que é viciada em GOT7, Monsta X, Astro, Itzy, gatos, K-Drama, café, literatura e culinária coreana!!

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido