Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Sociedade

Membros do BTS pedem adiamento de seus alistamentos militares

Os membros do BTS aplicaram para adiarem seus alistamentos militares. As informações são do portal Arirang que reportou o fato nessa sexta (26).


Por lei, todo cidadão coreano é obrigado a se alistar antes de completar 30 anos de idade, seguindo a idade coreana que considera um ano de vida a mais. Seguindo essa regra, Jin – que nasceu em dezembro de 1992 – completa 30 anos este ano e teria que se alistar mês que vem.

A exceção para os membros do septeto vem graças à apelidada “Lei BTS“, promulgada no ano passado e que dá direito à artistas adiarem seus alistamentos até completarem 30 anos. Com isso, Jin adiará seu alistamento até dezembro de 2022 e o grupo conseguirá cumprir sua agenda com a formação completa até esse período.

Até o momento, não se sabe se os sete membros se alistarão juntos em dezembro de 2022. Tal escolha faria com que não fossem necessárias promoções com o grupo incompleto e diminuiria o tempo de espera até que todos finalizassem seus alistamentos. Se optarem por seguir o mesmo caso de Jin e esperarem até os 30 anos, cada membro terá que iniciar seu hiato em diferentes períodos:

  • Suga nasceu em março de 1993 e terá que se alistar até março de 2023.
  • J-Hope nasceu em fevereiro de 1994 e terá que se alistar até fevereiro de 2024.
  • RM nasceu em setembro de 1994 e terá que se alistar até setembro de 2024.
  • Jimin nasceu em outubro de 1995 e terá que se alistar até outubro de 2025.
  • V nasceu em dezembro de 1995 e terá que se alistar até dezembro de 2025.
  • Jungkook nasceu em setembro de 1997 e terá que se alistar até setembro de 2027.

Na última quinta (25), o Ministério da Defesa Nacional e o braço responsável pela Admistração Militar se reuniram para discutir a possibilidade de conceder a opção substituir o serviço militar por trabalhos voluntários para astros de k-pop de grande prestígio. As opiniões sobre o assunto ainda estão conflitantes e, futuramente, a opinião pública poderá ser levada em consideração para decisão final.

Seung-chan Boo, porta-voz do Ministério da Defesa Nacional, expressou que é necessário ter prudência ao considerar adiamentos ou dispensas para os astros de k-pop. Entre os motivos citados por ele, está a diminuição populacional que a Coreia tem enfrentado nos últimos anos, com cada vez menos bebês nascendo. Além disso, a Administração Militar também destacou que é necessário que tal decisão seja tomada de forma justa e com consenso da população.

Apesar do BTS ter sido usado como o motivo principal para que outros astros do k-pop pudessem adiar seus alistamentos, a KMCA – que representa as gravadoras sul-coreanas – enviou uma reclamação ao Ministério da Defesa em abril desse ano. De acordo com o órgão, a forma como a lei foi promulgada só beneficiaria o próprio BTS e, por isso, o texto não seria efetivo.

Antes da mudança, apenas atletas e músicos clássicos poderiam ser dispensados do serviço militar. A KoreaIN já falou sobre o assunto em outros textos que podem ser acessados a seguir.

Leia mais: Por que alguns atletas e músicos clássicos são isentos do serviço militar?

Quais motivos podem levar cidadãos coreanos a serem dispensados do alistamento militar

Conheça 9 curiosidades sobre o serviço militar coreano

Fontes: (1), (2)
Imagem: BTS Twitter (reprodução)r
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido