Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Curiosidades

Quais motivos podem levar cidadãos coreanos a serem dispensados do alistamento militar

A cada ano, homens coreanos iniciam seus alistamentos militares obrigatórios. O tempo de serviço varia de acordo com a área escolhida e pode chegar até o máximo de três anos. Porém, existem alguns casos em que o cidadão pode ser dispensado totalmente de suas obrigações militares, alguns deles não sendo sequer preciso que passe pelo treinamento obrigatório.

Aqui na KoreaIN já falamos sobre determinados motivos que podem ser aplicados para que atletas e músicos clássicos sejam isentos do serviço militar. Hoje, falaremos sobre fatores que podem ser aplicados para qualquer cidadão, não só para aqueles contemplados pela lei de Alta Cultura e medalhistas.

Leia mais:
Por que alguns atletas e músicos clássicos são isentos do serviço militar?
Conheça 9 curiosidades sobre o serviço militar coreano

Para ilustrar, apresentaremos alguns famosos que receberam suas dispensas pelos motivos citados. Porém, mais uma vez, reforçamos que qualquer um pode se encaixar em cada motivo. Confira quais são eles.



Condições crônicas de saúde

A primeira motivação tem a ver com a saúde. Para serem considerados aptos a servir como soldados ativos, os candidatos precisam estar saudáveis. Aqueles que não preencherem este requisito podem ser enviados para atividades que exigem menos preparo físico, como o serviço público.

Porém, há portadores de doenças debilitantes, tais como diabetes, que podem ser dispensados totalmente. A lei diz que aqueles que estiverem em tratamento por um período de pelo menos seis meses ou que tenham sido hospitalizados por mais de um mês também se encaixam nestas condições.

Park Hae Jin, Simon Dominic, Yoo Ah In e Kim Woo Bin
Créditos: reprodução e Esquire

Park Hae Jin foi dispensado em 2004 por ter sido diagnosticado com depressão desde jovem. Na época, ele chegou a ser investigado por suspeitas de evasão, mas nenhuma fraude foi comprovada. Em entrevista ao Money Today, o ator desabafou sobre o quão difícil foi ler os artigos e comentários de pessoas que o acusaram de fugir do alistamento.

Simon Dominic recebeu sua dispensa por problemas de visão. Quando criança, o rapper sofreu um acidente que danificou a retina do seu olho esquerdo. A condição é permanente, fazendo com que ele gradativamente perca a visão do olho. O acidente foi citado em uma de suas faixas, Who You?, lançada durante o Show Me The Money.

Os atores Yoo Ah In e Kim Woo Bin foram dispensados após serem diagnosticados com tumores. Yoo recebeu seu diagnóstico em 2015. Felizmente, o tumor era benigno e ele se recuperou bem. Kim, por outro lado, passou por um processo mais complicado e por mais de dois anos lutou contra um câncer nasofaríngeo. Como o diagnóstico veio no período em que deveria se apresentar para seu alistamento, ele também recebeu sua dispensa.


Ser provedor de renda da família

Alguns cidadãos podem ser dispensados das obrigações militares se comprovarem ser provedores de renda de sua família. Como não podem ter nenhuma outra fonte de renda além, claro, do salários de soldados durante o período em que estiverem servindo, nem sempre a quantia a ser recebida pode ser o suficiente para sustentar uma família inteira.

Jo Jung Suk
Créditos: reprodução

Jo Jung Suk foi um destes casos. Após o falecimento de seu pai, ele passou a ser o responsável financeiro e cuidador de sua mãe. Na época, o ator precisou largar a faculdade e trabalhar para conseguir mantê-la. Quando chegou o período do seu alistamento, o órgão militar fez uma auditoria e concluiu que sua mãe ficaria sem amparo. Por isso, Jo foi dispensado do seu serviço militar para que pudesse continuar cuidando dela.


Pais com honrarias militares

Com seu longo histórico de participação em guerras, a Coreia honra seus soldados. Uma das formas escolhidas para demonstrar gratidão pela coragem dos veteranos foi dispensar seus filhos do serviço militar obrigatório. Porém, existem certos requisitos que devem ser cumpridos para que isto ocorra. Primeiro, o ex-militar deve receber alguma honra ao mérito para que o herdeiro tenha direito à dispensa. Segundo, apenas um filho pode ser dispensado. Ou seja, aqueles que tiverem mais de um herdeiro terá que escolher qual receberá a honraria.

Kim Jong Kook durante seu serviço militar.
Créditos: reprodução

Kim Jong Kook foi um dos que poderiam ter sido dispensados por esta regra, mas não o fez. Como ele e seu irmão decidiram servir, o pai deles atrasou o seu pedido de requerimento da honra ao mérito para que ambos pudessem se alistar. Outra vantagem, que também foi recusada pelos irmãos Kim, é a de diminuir o tempo de serviço para apenas seis meses como servidor público.


Lesões durante o treinamento ou tempo de serviço

Além das condições de saúde que podem influenciar o processo de alistamento, a condição física dos soldados durante o período de treinamento ou de serviço devem ser bem cuidadas. Sendo assim, em casos de lesões, o cidadão pode ser dispensado de cumprir o resto do serviço.

Apesar de parecer óbvio que alguém que sofra uma lesão em algum membro nem sempre consiga efetuar bem certas tarefas que exigem esforço físico, tal regra às vezes causa polêmica. O motivo: soldados podem ser acusados de se machucarem propositalmente para escaparem do serviço militar.

Seo In Guk e Choi Jin Hyuk
Créditos: Story J e Xportsnews

Um dos que sofreram represálias do público foi Seo In Guk. O ator foi diagnosticado com lesão osteocondral – que ocorre na cartilagem e nos ossos e causa dores crônicas – no seu tornozelo e poderia ter pedido dispensa por condição de saúde. Porém, ele resolveu se alistar e poucos dias depois foi dispensado após passar por outro exame físico. Na época, portais de notícias acusaram o ator de já ter se alistado mesmo sabendo previamente da sua condição e ainda assim não ter feito tratamento médico. Seo negou que tivesse tentado fugir do serviço militar e se desculpou publicamente durante uma conferência de imprensa.

Em 2015, Choi Jin Hyuk chegou a cumprir sete meses de seu alistamento antes de ser dispensado por uma lesão em seu joelho. O ator chegou a passar por cirurgia e receber células-tronco para tratar a lesão, mas, após ser reexaminado, os médicos constataram que ele precisaria de mais tempo para se recuperar totalmente e decidiram lhe dar a dispensa médica. Somando o tempo de descanso e reabilitação, o ator passou dois anos longe das telas, retornando apenas em 2017 no k-drama Tunnel.


Sobrepeso ou baixo peso

Dentro do escopo da condição física, o peso dos alistados também pode ser um fator determinante para uma possível dispensa. Em 2018, 12 homens foram acusados de consumirem comidas calóricas para ganharem peso e serem dispensados no exame físico. Eles aumentaram 30 quilos em seis meses. De acordo com as autoridades militares, os acusados compartilhavam métodos para ganhar peso em um grupo do KakaoTalk.

O outro extremo também pode ser um fator de dispensa. Por isso, também é comum que, ao contrário de seguir dietas muito calóricas, alguns recrutas sigam o caminho oposto para perderem muito peso e reprovarem o exame físico. Ambos os casos podem ser considerados como suspeitos de deserção e, se comprovados, os acusados podem ser punidos.


Tatuagens

Na Coreia, tatuagens estão associadas a delinquentes, criminosos e membros de gangues. O país compartilha o mesmo sentimento dos japoneses, que estigmaram as tatuagens aos membros da Yakuza. Por isso, há uma lei no exército para dispensar homens com tatuagens grandes por causarem “abominação entre os colegas soldados”.

Por isso, homens com muitas taguagens pelo corpo poderiam ser enquadrado na categoria 4 do exame físico e serem designados apenas para funções administrativas. Os que recebem classificação entre 1 e 3 servem como soldados ativos.

Tal motivo, porém, pode levantar suspeitas de fuga do alistamento ou do serviço ativo, cuja punição pode chegar à prisão caso seja confirmada. Por exemplo, se um soldado passa pelo primeiro exame físico sem tatuagens no corpo e retorna para um segundo exame com alguma e recebe dispensa, ele será considerado suspeito de tentativa de deserção e poderá ser investigado.

Em dezembro de 2020, o Ministério da Defesa entrou com um pedido para revisar as regras e não mais rebaixar os recrutas tatuados. Segundo o governo, com a queda das perspectivas negativas sobre tatuagens, os homens podem servir normalmente e serem designados para serem soldados ativos.


Motivação já revogada

Uma motivação aplicada no passado e que foi revogada dizia que cidadãos poderiam ser dispensados caso não cumprissem alguns requisitos acadêmicos. A regra – revogada no início de 2021 – exigia que os novos alistados tivessem, no mínimo, o diploma do Ensino Médio.

Jung Woo Sung
Créditos: reprodução

Na época de seu alistamento, Jung Woo Sung foi dispensado por não cumprir este requisito. Tendo crescido em um dos bairros mais pobres de Seul, o ator foi obrigado a deixar a escola quando adolescente para trabalhar e ajudar na renda familiar.

Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8)
Imagens: Im Yeongsik (iStock), Esquire, Story J, Xportsnews e reprodução
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido