Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Justiça

Coreanos pedem punições mais severas contra violência animal após morte de gato

Um crime brutal contra um gato fez com que os coreanos iniciassem uma petição pedindo punições mais severas para casos de violência animal. Em 26 de janeiro, um homem teria agarrado o o animal – que pertencia ao dono de um restaurante – pelo rabo e o jogado contra o chão com força diversas vezes. Ele só parou quando testemunhas chegaram e acabou fugiu da cena.


Nesta quarta-feira (02), a Korean Animal Rights Advocates (KARA) divulgou que um suspeito de ter cometido o crime está sendo investigado por policiais da Delegacia Central de Changwon. A instituição postou uma petição no site Cheong Wa Dae pedindo punição para o acusado que já obteve mais de 48.000 assinaturas.

Apesar do crescente reconhecimento social dos direitos dos animais, os crimes de maus-tratos têm aumentado no país. De acordo com o relatório policial obtido por Lee Eun-ju, advogada e integrante do Partido da Justiça, foram registrados 1.014 casos de suspeita de crueldade contra animais em 2020. Isto representa um aumento de 962 casos em relação ao ano anterior.

Em resposta aos crescentes pedidos de punição a estes crimes, a Lei de Proteção Animal foi alterada no ano passado aumentando a pena de prisão de quem matasse algum animal de dois anos e multa de 20 milhões de wones (mais de R$ 87mil) para três anos e 30 milhões de wones (mais de R$ 130 mil).

Apesar disso, o número de criminosos punidos pela lei ainda é pequeno. Dos 3345 criminosos presos pelo crime desde 2019, apenas 304 foram levados a julgamento. Entre estes, 39 foram, de fato, punidos; 29 com liberdade condicional e 10 com prisão.

Leia também:
Pets na Coreia do Sul: conheça os deveres dos tutores e as leis de proteção animal
Como o mercado cosmético sul-coreano busca abolir os testes em animais
Cafés com animais selvagens serão banidos na Coreia do Sul

Ana Raíssa da Luz
Fonte: (1)
Imagens: KARA
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Ana Raíssa Luz

    23 anos, mineira, graduada música, estudos em neurolinguística e army. Vivo uma eterna paixão pela Coréia.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido