Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Música

[LISTA] Oito artistas de Trot para conhecer o ritmo

Muito antes do K-pop, os sul-coreanos foram embalados pelo Trot. O ritmo tradicional do país surgiu no início do século 20, e uma das hipóteses é de que foi formado pela mistura de gêneros como o enka japonês, o blues e outros ritmos ocidentais com as músicas folclóricas do país. Além das batidas alegres e repetitivas, as técnicas vocais do ritmo são muito particulares, com inflexões vocais chamadas de 꺾기, ou voz quebrada.

O ritmo acompanhou toda a história recente da Coreia do Sul. Por isso, separamos alguns dos artistas mais conhecidos ao longo das décadas pra você conhecer mais do Trot sul-coreano. Vamos?



O começo e o pico de popularidade do Trot

Lee Aerisoo

Lee Aerisoo é considerada uma das primeiras mulheres celebridades da Coreia do Sul. Nasceu em uma família pobre e desde cedo começou a trabalhar como atriz de teatro tradicional e cantora. 

Em 1932 lançou a música “Hwangseong Ruins (황성옛터)”, com apenas 18 anos. Nessa época o país ainda estava sob controle japonês, e a letra fala dos sentimentos de luto da protagonista pela situação do país ao viajar e passear pelas ruínas de um antigo palácio coreano. “Hwangseong Ruins” foi um grande sucesso e, mesmo sendo censurada pelo governo colonial, vendeu 50 mil cópias.

A cantora faleceu em março de 2009 aos 99 anos.


Lee Hae Yeon

Lee Hae Yeon nasceu nos anos 1920 e estreou como cantora em 1941. Nas décadas de 1950 e 1960, o Trot atingiu um grande pico de popularidade. E o motivo é bem simples: livre do controle japonês desde 1945, o gênero ganhou contornos próprios e deixou de ser ligado à colonização.

Nesse período as músicas retratavam a tristeza e falavam da separação, despedida e da miséria. Essas situações eram bem entendidas pelos cidadãos sul-coreanos porque, além do passado recente como colônia, lidavam com as consequências da separação da península em duas e dos conflitos da Guerra das Coreias.

Podemos ver isso na música “The song Heartbreaking Miari Hill (단장의 미아리고개)”, lançada por Lee em 1956. Ela retrata os sentimentos de perder pessoas amadas durante a guerra e é uma das mais usadas para retratar o período. A cantora faleceu em 2019 aos 95 anos.


Lee Mi Ja

Lee Mi Ja debutou em 1959 e recebeu o título de Rainha do Trot pela popularidade e longa carreira, com 500 álbuns produzidos. Nos anos 1960 o gênero passava por mudanças: as músicas tratavam de temas leves, em um ritmo mais animado. As transformações também foram influenciadas pela troca cultural com as tropas do exército dos Estados Unidos estacionadas na Coreia do Sul.

Em 1964, Lee lançou “Camelia Lady (동백아가씨)”, trilha sonora de um filme com o mesmo nome. A letra fala da figura tradicional da mulher coreana, paciente e fiel ao casamento. Ou seja, o hino da mulher bela, recatada e do lar.

Apesar das composições alegres, o país enfrentava uma forte instabilidade política. Entre 1961 e 1987 passou por uma sucessão de golpes e ditaduras militares rigorosas. Durante esse período as artes foram censuradas — inclusive “Camelia Lady”, que foi banida pela aparente sonoridade japonesa duas vezes, em 1965 e em 1968.

A popularidade de Lee resiste até os dias de hoje. Inclusive, ela foi uma das primeiras artistas sul-coreanas a performar em Pyongyang, na Coreia do Norte, em 2002.


Na Hoon A

A década de 1970 foi o ápice de popularidade do gênero e um dos destaques é Na Hoon A, cantor e compositor conhecido como Imperador do Trot. Ele começou a carreira com 15 anos e entre os seus maiores sucessos está “Woman At The Beach (해변의 여인)”, de 1971.

Nesse período, a economia do país prosperava e mais de 80% das residências tinham um aparelho de televisão. Era muito comum ver os cantores de Trot na TV, em programas musicais e festivais. Com isso, o ritmo se tornou uma sensação nacional e os seus cantores eram considerados ídolos. 

Na continua ativo e mantém sua popularidade nos dias de hoje. Em 2019 esgotou os 45 mil ingressos do seu show em 8 minutos. E em 2020 o seu especial na emissora KBS 2TV atingiu o pico de 29% de audiência, conforme informado pela Nielsen Korea.


O fundo do poço e uma nova era dourada

A partir dos anos 1980 o Trot viu um declínio na popularidade, sendo substituído pelo pop, rock e as baladas. Em 1990, com o início do K-pop, o ritmo continuou em queda livre. É importante lembrar que isso representa principalmente as gerações mais novas. Entre os mais velhos a preferência pelo gênero continuou inabalada. É a mesma situação das avós brasileiras com o Roberto Carlos.

Nos anos 2000 alguns artistas experimentavam com os ritmos tradicionais coreanos, mas a ascensão era difícil e poucos nomes se destacavam. Foi só no fim dos anos 2010 que a situação começou a melhorar.

Um dos motivos foi a popularidade da primeira edição do reality de sobrevivência Mr. Trot, que chegou a marcar 35% de audiência. Esse formato é muito consumido por jovens, que acompanharam e passaram a consumir os artistas. Outra contribuição foi o programa Hangout with Yoo, onde o apresentador Yoo Jae Suk criou o alter ego Yu Sanseul e debutou como cantor de Trot. 

Leia também:
10 músicas de K-pop com elementos de músicas tradicionais coreanas



Jang Yoon Jeong

Jang Yoon Jeong debutou em 1999, mas foi em 2004 que alcançou a popularidade com o lançamento de “Oh My Goodness! (어머나)”. O álbum inclui elementos de ritmos tradicionais sul-coreanos, e o Trot foi um deles.

Ela é reconhecido como o pontapé inicial para a repopularização do Trot na Coreia do Sul. Jang ganhou diversos prêmios da indústria musical e hoje também é conhecida como apresentadora de programas de variedades. Em 2017 ficou em 3º lugar entre os cantores mais populares do país em uma pesquisa da Gallup Korea, ficando atrás somente de IU e do TWICE.


Young Tak 

Young Tak ficou em 1º lugar no festival de música de Yeongnam em 2004 e investiu o prêmio na carreira musical, se mudando para Seul. Debutou primeiro como cantor de baladas em 2007, mas suas atividades não foram bem-sucedidas e então passou a trabalhar como professor adjunto em uma universidade. Em 2014 participou do programa Hidden Singer, no episódio do cantor Wheesung, e junto dos outros participantes formou um grupo temporário.

Em 2016 assinou com a Milagro Entertainment e começou a carreira no Trot, lançando músicas como “Nuna You’re Perfect” e “Why Are You Coming Out From There (니가 왜 거기서 나와)”, que foi lançada em 2018 mas subiu nos charts em 2019.

No início de 2020, Young Tak entrou para o reality de sobrevivência Mr. Trot, onde conquistou grande visibilidade e terminou em 2º lugar. Posteriormente, assinou um contrato temporário para promover em um grupo formado pelo Top 7 da competição. Desde então se tornou um ícone do gênero, ganhando vários prêmios. Seu primeiro álbum, MMM, foi lançado em 2022 e vendeu mais de 500 mil cópias. Em 2023, o novo lançamento Form ultrapassou as 600 mil cópias vendidas.


Hong Jin Young

Hong Jin Young debutou na indústria musical em 2007 no grupo de K-pop SWAN, que teve uma duração curta. Em 2009 a agência sugeriu uma carreira no Trot. Lançou várias músicas populares como “Love Battery” e “Girl In The Mirror”. Seu maior sucesso foi a melancólica “Cheer Up”, que ultrapassou 700 mil vendas. Além dos palcos, a cantora participou de vários programas de variedades populares.

Lim Young Woong

Lim Young Woong teve seu início na carreira musical em 2016, quando participou de dois programas de canto, o Korea Sings e o Fantastic Duo. Assinou com sua gravadora, a Mulgogi Music, e lançou o single “Hate You”. Suas músicas não ficaram tão conhecidas na época, mas o artista começou a ganhar reconhecimento pelas participações em um programa de televisão, em 2018.

Em 2020 participou do reality de sobrevivência Mr. Trot, competindo contra 17 mil inscritos, e se tornou o grande vencedor. Promoveu em um grupo temporário formado pelo Top 7 da competição. Seu primeiro lançamento solo após o programa, “Trust in Me”, estreou no Top 20 na parada da Gaon Digital.

Lim é conhecido por botar medo em qualquer fandom de K-pop. Em 2021 conquistou uma vitória no Show! Music Core, da MBC, com “My Starry Love (별빛 같은 나의 사랑아)”. A última vez que um cantor de Trot venceu em um programa do tipo foi em 2007, 14 anos antes.

E essa vitória mostra o poder dos fãs dele, que ganharam fama por serem extremamente dedicados. Em 2022 foram capazes de dar uma vitória para “If We Ever Meet Again”. Um feito enorme considerando que o comeback concorria contra Nayeon (TWICE) e até mesmo o BTS

Em 2022, Lim foi o grande vencedor do Melon Music Awards ao conquistar os daesangs de Álbum do Ano e Artista do Ano. Também levou a melhor nas categorias de Melhor Artista Solo Masculino e Netizen Popularity Award.


Extra: Sungmin (SUPER JUNIOR)

O integrante do SUPER JUNIOR fez seu debut no mundo do Trot no início de 2023, com “Lovesick (사랑이 따끔)”. Também participou da segunda edição do programa Mr. Trot e antes disso, Sungmin participou do quadro Family Song Festival junto de sua esposa Kim Sa Eun, uma competição de Trot para famílias, onde revelou que gosta do ritmo.

Leia mais:
Guia prático para conhecer e entender as units do Super Junior

Por Daniele Fernandes
Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8), (9), (10), (11), (12), (13), (14), (15), (16), (17)
Imagens:  Lim Young Woong via Instagram, TV Chosun, Milagro
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Daniele Fernandes

    Jornalista, Escorpiana, 25 anos. poucas palavras

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido