Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-pop Música

[LISTA] Dez grupos que mudaram a formação e que você (talvez) não lembre

Gostando ou não, é comum um grupo de K-pop mudar de formação em algum momento da carreira. Algumas dessas mudanças acontecem tão cedo, com algum integrante saindo após uma ou duas músicas ou até mesmo ainda no pré-debut, que depois de um tempo é até fácil esquecer. Ainda mais quando o grupo bomba e passa a ter uma longa carreira com a nova formação a ponto de, para muita gente, ter a única formação que conhecem.

Então vamos refrescar a memória e relembrar (ou quem sabe até conhecer) alguns grupos que mudaram a formação tão cedo ou tão antes do sucesso que você talvez não lembre. Confira.



2PM: Jay Park

Para muita gente o 2PM sempre foi um sexteto. E, de certa forma, é difícil considerar isso mentira considerando que foi, e ainda é, o caso por 14 anos. Mas, quando o 2PM debutou em 4 de setembro de 2008 com a música “10 out of 10”, após o reality da MNET Hot Blood Men, o grupo tinha mais um integrante, Jaebeom, hoje chamado de Jay Park. O cantor foi chamado pela JYP quando ainda estava nos Estados Unidos e passou 3 anos treinando para debutar no grupo.

Mas, exatamente 1 ano após o debut do 2PM vieram à tona comentários negativos que ele tinha feito sobre a Coreia para um amigo pelo MySpace. Ele foi altamente criticado e, mesmo pedindo desculpas e o JYP afirmar que o manteria no grupo, a pressão dos fãs foi maior e Jay Park saiu do grupo alguns dias depois. Pouco tempo depois, curiosamente, os sul-coreanos mudaram de opinião por perceberem que as mensagens tinham erros de tradução e passaram a pedir seu retorno. Ele não voltou ao grupo, mas o apoio foi o suficiente para ter uma carreira de solista de sucesso.

Leia também:
Trajetória: 2PM faz 15 anos sendo modelo dos conceitos sensuais


Wonder Girls: HyunA

Sim, você não leu errado. A HyunA é conhecida por um girlgroup, o 4Minute, mas antes disso ela fez parte de outro girlgroup icônico, o Wonder Girls. O Wonder Girls debutou em fevereiro de 2007 como um quinteto. A formação original? Sunye, Yeeun, Sunmi, Sohee e HyunA. A cantora tinha 14 anos na época, assim como as colegas Sunmi e Sohee. A primeira música delas, “Irony”, foi um grande sucesso, mas as promoções foram difíceis no começo por problemas de saúde. HyunAficou hospitalizada entre os meses de março e abril por gastroenterite crônica e desmaios, e em julho ela saiu do grupo a pedido dos seus pais, que estavam preocupados com a sua saúde.

Alguns meses depois a Yubin entrou em seu lugar e as Wonder Girls lançaram “Tell Me”, que levou o grupo de vez para o estrelato. Quanto a HyunA, alguns anos depois ela entrou na Cube Entertainment ainda com a fama que tinha no grupo anterior, debutou com o 4Minute em 2009 e iniciou também a sua carreira solo em 2010. Com dois girlgroups com hits, collabs virais e uma carreira solo de sucesso, dá quase para dizer que o que ela toca vira ouro.


DAY6: Junhyeok

O DAY6 hoje é uma daquelas bandas ou grupos com número no nome que não bate com a quantidade de integrantes. Mas não foi sempre assim. Quando a banda debutou pela JYP em setembro de 2015, com a música “Congratulations”, eram seis integrantes. Só que essa formação não durou muito quando, em fevereiro do ano seguinte, o tecladista e cantor Junhyeok saiu da banda. Não foi dado um motivo muito claro, a empresa apenas afirmou em nota que o contrato com o cantor foi encerrado por questões pessoais.

A banda continuou com 5 integrantes por anos até a saída de Jae em 2021. Hoje o DAY6 segue como uma banda de quatro integrantes. Eles passaram por alguns anos de hiato por causa do serviço militar, mas todos retornaram até novembro de 2023.


Oh My Girl: JinE

O Oh My Girl é o primeiro girlgroup da WM Entertainment e na sua formação original tinha 8 integrantes. O grupo manteve esse número por quase dois anos, lançando músicas como “Cupid”, “Closer”, “Liar Liar” e “Windy Day” em 2015 e 2016. O grupo estava tendo um crescimento gradual, mas constante, e tinha acabado de bater um recorde para um grupo rookie com a venda do seu primeiro show em agosto de 2016.

Mas meros dias após a apresentação, a WM divulgou que JinE se afastaria temporariamente para tratar a sua anorexia, que havia começado na época do primeiro comeback e causado uma esofagite. Em março do ano seguinte o Oh My Girl fez um comeback com “Coloring Book” sem JinE, que estava em tratamento mas ainda não podia retornar. E, em outubro, a WM anunciou enfim a saída de JinE do grupo. O comeback seguinte do Oh My Girl, o primeiro oficialmente com 7 integrantes, foi “Secret Garden”, que rendeu às meninas o first win.

Atualmente, o Oh My Girl segue como sexteto após a saída de Jiho, anunciada em maio de 2022.


T-ARA: Jiae e Jiwon

O T-ARA passou por algumas mudanças de formação, umas mais traumáticas do que as outras, mas a primeira foi logo antes do debut. O grupo inicial em 2009 consistia de 5 trainees da MNET: Jiae, Jiwon, Eunjung, Hyomin e Jiyeon. O quinteto na época, antes mesmo de debutar, gravou a música “Good Person” como parte da trilha sonora de Cinderella Man. No mesmo ano, pouco antes do debut, Jiae e Jiwon saíram do grupo por diferenças criativas. Boram, Qri e Soyeon entraram no lugar e o novo sexteto que marcou a formação oficial do grupo pela maior parte da carreira debutou com a música “Lie”. Outras integrantes que passaram pelo T-ARA foram Hwayoung, Areum e Dani.

Jiae e Jiwon não sumiram da música. Jiae foi para a DreamT Entertainment e debutou no dueto de ballads JEVICE com o nome artístico de Hana, ao lado da cantora Juri. O grupo ficou ativo entre 2012 e 2014. Nos anos seguintes ela seguiu carreira solo lançando singles digitais até 2019. Jiwon foi para a B2M Entertainment e debutou como parte do Spica, onde seguiu a carreira entre 2012 e 2017. Em 2018, ela participou do reality de sobrevivência The Unit e foi uma das vencedoras que formou em UNI.T durante aquele ano. Ela fez seu debut solo em 2020.



WINNER: Taehyun

O caso do WINNER é mais recente e é muito provável que a maioria das pessoas que é fã ou acompanha o grupo lembre desta história. Em 2014, o WINNER já debutou como um grupo de sucesso por terem sido literalmente os vencedores de um reality da YG Entertainment, superando o que virou o iKON. Nessa primeira etapa da carreira, o grupo lançou músicas como “Empty” e “Sentimental”. Em outubro de 2016, a YG anunciou que Nam Taehyun se afastaria para tratar problemas de saúde (e anos depois o cantor se abriu e revelou ter depressão e transtorno bipolar) e, com isso, a série de lançamentos planejados seria adiado.

Só que no mês seguinte a empresa divulgou a saída oficial do Taehyun. Depois de 14 meses de hiato, o WINNER fez seu comeback como quarteto com a música “Really Really”, hit absoluto do grupo que varreu charts e premiações. No mesmo ano, Taehyun resolveu seguir por outro caminho, abriu sua gravadora e lançou sua própria banda, South Club, com ele como cantor, compositor e guitarrista.


Apink: Yukyung

O Apink debutou em abril de 2011 como um septeto de uma subsidiária da Cube, a A Cube Entertainment (hoje IST Entertainment). Desde então muita coisa mudou. Elas chegaram a ter um relativo sucesso no começo, com alguns prêmios de rookie do ano, mas ainda era um crescimento tímido. No 2º aniversário do grupo, em 2013, a empresa anunciou a saída da Yukyung porque ela queria focar nos estudos e os horários das promoções estavam em conflito com as suas aulas. Chegaram a mencionar uma possível entrada de uma nova integrante, mas isso não aconteceu. Yukyung se formou na universidade no departamento de teatro em 2018 e depois em um instituto de moda em 2021.

Pouco tempo depois elas lançaram o terceiro EP, Secret Garden, e a música “NoNoNo”. Esse foi o primeiro grande sucesso delas, que chegou ao 2º lugar na Billboard de K-pop. E desde então não pararam, lançando uma música icônica atrás da outra a cada ano. Teve “Mr. Chu”, “Luv”, “Remember”, “Five” — e até com a mudança de estilo do mais fofo para o mais elegante continuaram o sucesso com “I’m So Sick” e “Dumhdurum” e assim seguem ativas até hoje. O grupo, no entanto, chegou a ter mais uma mudança de formação com a saída da Naeun por causa de seus compromisssos como atriz.

Leia também:
Trajetória: a versatilidade do Apink em seus 10 anos de carreira


EXID: Dami, Yuji e Haeryung

O EXID que conhecemos hoje poderia ter sido bem diferente se a formação do debut tivesse seguido adiante. O grupo formado pelo Shinsadong Tiger era um sexteto, com L.E, Hani, Jeonghwa, Dami, Yuji e Haeryung. Yuji era da JYP e foi a primeira a ser chamada — e ela própria chamou outras colegas da antiga empresa, sendo responsável pela entrada de Hani, Jeonghwa e Haeryeong. Dami já era trainee da empresa e L.E foi chamada pelo Shinsadong Tiger direto do cenário undergroud. Parecia tudo montado a dedo e elas debutaram em fevereiro de 2012 com “Whoz That Girl”.

Mas dois meses depois a empresa anunciou a saída de três integrantes, Yuji e Dami para focar nos estudos e Haeryeong para seguir outro caminho na carreira. Haeryeong debutou em outro grupo, o Bestie, em 2013, e depois foi para a atuação, hoje com o nome artístico Handara. No lugar delas, duas novas integrantes foram adicionadas, Solji, que foi uma integrante da dupla vocal 2NB e era treinadora vocal, e Hyelin, que tinha sido considerada para a formação inicial e ganhou uma segunda chance. As duas vozes poderosas integraram muito bem com o grupo, mas não foi só alegria depois disso. O grupo teve dificuldade em fazer sucesso e chegou perto do disband em pouco tempo, até que “Up & Down” viralizou. Em 2022 o quinteto comemorou os 10 anos com um comeback independente.

Leia também:
Trajetória: os 10 anos do EXID marcados por vídeos icônicos e cumplicidade do quinteto


CNBLUE: Kwangjin

As bandas da FNC Entertainment têm uma história conjunta de mudança de formação que chega a ser confuso. O baixista Kwon Kwangjin fazia parte do CNBLUE e participou do debut da banda no Japão em 2009. Logo depois, ele saiu da banda por questões pessoais, sendo substituído por Lee Jung Shin, mas continuou na empresa. Em 2013, ele entrou na formação original de mais uma banda da empresa, o N.Flying. Seguindo a estratégia anterior, o N.Flying debutou primeiro no Japão e depois, em 2015, na Coreia, com a música “Awesome”. Em 2017 ocorreu uma outra mudança que talvez muita gente não lembre: a entrada de um novo vocalista, Yoo Hweseung, participante do Produce 101 Season 2, a partir do comeback “The Real”.

O grupo manteve essa formação até dezembro 2018, quando surgiram denúncias de que Kwangjin namoraria uma fã e teria feito comentários sexuais a fãs e falado mal dos colegas. Ele admitiu o namoro e negou o resto, mas saiu da banda mesmo assim. No começo ele não foi substituído, mas o baixista Seo Dong Sung entrou em 2020. O que aconteceu no mês seguinte à saída de Kwangjin foi o comeback com “Rooftop”. A princípio isso não significou muita coisa, até que semanas depois a música viralizou, voltou aos charts e venceu programas musicais. Após um começo lento, a banda enfim começou a voar.


April: Somin

Você deve conhecer a Somin do KARD, mas conhece também a Somin do April? Pois saiba que estamos falando da mesma pessoa. O April era um grupo da DSP Media que debutou em 2015 com conceito de “idols puras”. A integrante mais velha e líder da primeira formação foi Jeon Somin. Na época com seis integrantes, elas debutaram em agosto com a música “Dream Candy”. Já em novembro a DSP anunciou a saída de Somin do girlgroup. A cantora, na época com 19 anos, admitiu que não se sentia confortável com o conceito do grupo. Antes mesmo do April, Somin já tinha passado por uma experiência similar quando debutou em 2012 no Puretty, também da DSP, e foi uma das participantes do KARA Project, que escolheu uma nova integrante para o grupo (no caso, a cantora Heo Youngji).

Depois de muitas tentativas, parece que Somin enfim encontrou a sua casa com o KARD, onde segue firme desde 2016. Quanto ao April, o grupo teve algumas mudanças mais conhecidas, como a saída de Hyunjoo e a entrada de Chaekyung e Rachel em 2016. O April teve uma carreira estável por anos, com músicas como “Tinkerbell”, “April Story” e “Oh! My Mistake”. Em 2021, surgiram acusações de que Hyunjoo teria sofrido bullying no grupo e por causa disso e do fim do contrato de 7 anos, o April chegou ao fim em 2022.


Menções honrosas

Alguns casos especiais valem a pena serem mencionados. Primeiro tem a Youkyung, do AOA. Ou mais especificamente, do AOA Black, a unit de banda do grupo, já que Youkyung era uma baterista. Quando o grupo debutou, as 7 integrantes mais conhecidas eram chamadas de “anjos”, aparecendo com asas no debut “Elvis”. Youkyung era chamada de “meio-anjo” e apenas faz uma aparição no MV de debut com apenas uma asa. Ela ficou no grupo entre 2012 e 2016.

Outro caso curioso é o KARD. O grupo misto da DSP Media debutou com os 4 integrantes que todo kpopper brasileiro conhece, mas com uma integrante misteriosa, com o título de “hiDDen card”. Depois de muito mistério foi revelado que essa pessoa seria Heo Youngji, solista e integrante do KARA, e que ela faria parte apenas da primeira música do projeto de debut do KARD, com “Oh NaNa”. De fato, a hiDDen card não voltou a aparecer, mas pode ser considerada uma (ex-)integrante honorária.

Por Paula Bastos Araripe
Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8), (9), (10), (11), (12), (13), (14)
Imagens: Divulgação Sidus HQ, JYP, DSP Media, FNC Entertainment.
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Paula Bastos Araripe

    Jornalista carioca que tem o k-pop como trilha sonora da vida. Multistan incorrigível, defensora de grupos (injustamente) desconhecidos e nostálgica da segunda geração do k-pop. Highlight (Beast) tem certificado vitalício como meu grupo ultimate.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido