Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Música

[LISTA] Produtores do K-Pop: 7 hits de Brave Brothers


Apesar do “Brothers” no nome “Brave Brothers”, o compositor de grandes hits e CEO da Brave Entertainment é um só: Kang Dong Chul. Mesmo sendo uma única pessoa, ele é rapper, produtor e um compositor que acumula canetadas de sucesso. Antes de abrir sua própria empresa, ele trabalhou para a YG Entertainment e compôs várias músicas do repertório do grupo BIGBANG e do solista SE7EN. 


O Brave Brothers foi mencionado na 8ª posição na lista dos 12 compositores com mais composições populares, em 2012, e já colaborou com empresas grandes como JYP, YG, Starship, CUBE, FNC e Pledis. Em 2018, ele afirmou que se dedicaria mais às músicas dos grupos da sua empresa, como o Brave Girls e o DKB, que estava em processo de formação. 

Confira agora algumas músicas que carregam o selo de qualidade Brave Brothers.


AOA – Like a Cat

A música faz parte de uma série de parcerias com o compositor, que começou com a composição das músicas “Intro (Gonna Get Your Heart)” e “Miniskirt”, do single album Miniskirt, e seguiu até “Excuse Me”, do álbum Angel’s Knock. A colaboração entre os artistas inclui também algumas músicas de destaque, como “Short Hair” e “Heart Attack”. 

Além do seu sucesso na Coreia do Sul, a música “Like a Cat” ocupou a 10ª posição no Billboard Japan Hot 100 e foi manchete em sites estrangeiros dedicados ao cenário musical como Billboard América,  MTV, FUSE TV, Sina, SoHu, TEN CENT e Yin Yue Tai. 


Teen Top – Miss Right

Assim como o AOA, o Teen Top investiu na parceria com o compositor em diversos momentos da sua discografia. A colaboração começou com as músicas “Going Crazy”,  “Where’s Ma Girl” e “Girl Friend” do EP It’s e seguiu até a música “Love Is”, do álbum High Five. Entre as faixas-título do grupo produzidas pelo Brave Brothers também estão “To You” e “Be Ma Girl”. 

“Miss Right” é a música mais tocada do grupo em aplicativos de música como Spotify e YouTube Music. Na época da estreia, a música ocupou o top 10 no ranking semanal do Gaon Chart, atualmente conhecido como Circle Chart.


Hyuna – Ice Cream

A música, lançada em 2012, é marcada por uma dupla presença de integrantes da empresa Brave Entertainment. Além do nome Brave Brothers nos créditos de composição, há também uma participação do rapper Maboos. No ano seguinte ao lançamento desta parceria, Hyuna dá voz a outras composições do mesmo autor, dessa vez com o grupo 4minute

Assim, são iniciadas várias colaborações famosas na carreira do 4minute e do Brave Brothers. A primeira delas foi a música “What ‘s your name?”, do EP Name is 4minute, seguida por “Is It Poppin’?” e “Whatcha Doin’ Today?”, do EP 4minute World.

A música “Ice Cream” esteve quase sempre presente na disputa pelo primeiro lugar nos programas musicais exibidos no mês do seu lançamento. O hit também atingiu o número 1 no Gaon Chart. 


Sistar – Alone

O grupo confiou sua música de estreia, “Push Push”, nas mãos do Brave Brothers e a parceria foi tão satisfatória que deu vontade de repetir. E foi isso que a Starship Entertainment, empresa do Sistar, e o compositor fizeram, criando uma série de hits que garantiram bons resultados. 

Outras faixas-título repetiram a receita da colaboração de sucesso, como “How Dare You”, “Ma Boy”, “So Cool” e “Gone Not Around Any Longer”. O trabalho conjunto também chegou ao debut solo da integrante Hyolin, com a música “One Way Love”, presente no álbum LOVE & HATE

A música “Alone” atingiu altos rankings no Gaon Chart, terminando em terceiro lugar na classificação anual do chart. A pontuação superou outra música do grupo, “Loving You”, lançada 2 meses depois. 


Sunmi – Full Moon

A solista inaugurou os trabalhos entre a empresa JYP e o Brave Brothers e entrou no Gaon Chart de fevereiro de 2014, ocupando a oitava posição. O hit foi o comeback da solista, após o lançamento de “24 hours” em 2013.

De acordo com artigo publicado na Billboard, o hit mescla elementos de outras composições do Brave Brothers, como “First Love” do grupo After School e “Gone Not Around Any Longer” da subunit Sistar19.


BIGBANG – Last Farewell

Os kpoppers da nova geração podem até não conhecer a música, mas os dorameiros e dorameiras têm certa familiaridade. O famoso cumprimento “Woo to the Young to the Woo” do drama Extraordinary Attorney Woo foi improvisado pela atriz Joo Hyun-young que interpreta a personagem Dong Geu-ra-mi e tem como inspiração um trecho da música “Last Farewell”. A versão original, “B to the I to the G (Bang Bang)” está presente logo nos primeiros segundos da música.

Em um artigo da Billboard, a música aparece como umas das 10 melhores da discografia do BIGBANG, na opinião de críticos musicais, considerando as músicas lançadas até 2016. Também foi citada no top 10 do jornal coreano The Korea Herald, onde é mencionada como um perfeito exemplo do legado deixado pelo grupo.

Outras marcas do Brave Brothers na carreira do BIGBANG são as músicas “Shake It”, do álbum Bigbang, Vol.1, “Wrong Number” e “Oh Ma Baby”, do EP Always, “Crazy Dog”, do EP Hot Issue, e “Wonderful” do álbum Remember.


Brave Girls – Rollin’

O caso mais exemplar do sucesso do compositor dentro da própria empresa é a volta da música “Rollin'” aos charts coreanos em posições de destaque, como o segundo lugar no ranking de vendas digitais do Gaon Chart. Isto ocorreu 4 anos após o lançamento da música e em meio a discussões sobre o futuro do grupo que estava sem agendas a cumprir e sem expectativas, conforme elas relataram no programa Queendom 2.

Entre as outras músicas que as meninas ganharam de presente do CEO estão faixas-título como “So Sexy”, do EP The Difference, “Easily”, do EP Back to da Future, e os singles “Deepened” e “Chi Mat Ba Ram”, do álbum Summer Queen


Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8), (9), (10), (11), (12), (13), (14)
Imagem: last.fm – reprodção 
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Leticia Brito

    Jornalista goiana, apaixonada por realities, webtoons e pelo Day6.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido