Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Culinária Receitas

Aprenda a fazer corn dog coreano clássico, com queijo, com batata ou crocante

Quem vai para a Coreia sonha em não apenas comer nos restaurantes mais badalos como também provar todas as comidas de rua coreanas populares, desde o apimentado tteokbokki até o macio e crocante corn dog. Típico das barraquinhas e tendo viralizado nos últimos anos, o corn dog é perfeito para quem quer comer comida coreana, mas não curte pimenta. E, se você (ainda) não tem uma viagem planejada para a Coreia do Sul, ainda pode experimentar essa comida fazendo em casa!

Vem com a KoreaIN aprender como é o corn dog e como você pode prepará-lo em casa com ingredientes brasileiros.

Leia também: [LISTA] Conheça 7 comidas coreanas em alta no momento



O que é o corn dog?

O corn dog na realidade surgiu nos Estados Unidos, como comida de rua apreciada em festivais e jogos esportivos. Mas este lanche prático se espalhou pelo mundo de várias formas e, na Coreia do Sul, ganhou a sua própria receita. Nos EUA, a massa tipicamente é de farinha de milho, enquanto na Coreia do Sul pode ser feito com farinha de trigo e/ou de arroz, apesar do nome de “corn dog” (ou “cachorro de milho”)

O corn dog na Coreia do Sul é comumente chamado de “hatdogeu”, literalmente “hot dog” na pronúncia, o que pode confundir com o cachorro-quente mais clássico com pão. Outro nome para o corn dog no país asiático é “kogo”, praticamente uma sigla para o nome original. O corn dog coreano viralizou entre turistas e nas redes sociais por causa da massa leve, macia por dentro, crocante por fora e levemente adocicada.

As variações do corn dog coreano são particularmente populares, como o corn dog de queijo, com a metade de cima sendo de queijo derretido e a de baixo de salsicha. Massas mais crocantes, como o corn dog de batata frita, com cubos de batata crocantes em volta da massa, e o corn dog com ramen triturado no empanado são particularmente populares. Em alguns lugares também pode ter o corn dog vegano. Dá para encontrar corn dog facilmente nas barraquinha de rua coreanas.

Como fazer corn dog coreano?

Fazer corn dog coreano é bem fácil, já que é apenas um espetinho coberto com massa, empanado e frito, praticamente um salgadinho coreano. O mais diferente é a massa que leva fermento e, por isso, cresce e fica bem macia. Para fazer, bata um ovo com 1 colher (sobremesa) de açúcar e 1 colher (chá) de fermento seco instantâneo. Misture 200 g de farinha de trigo, 1 colher (chá) de sal e 100 ml de água morna até formar uma massa grudenta, mas bem uniforme. Cubra com plástico e deixe fermentar até dobrar de tamanho.

Enquanto isso, cozinhe as salsichas em uma panela com água fervente por uns minutos. Escalde em água fria e depois coloque no palito. Quando a massa estiver fermentada, tire o plástico e “mergulhe” os espetos com salsicha na massa, enrolando para cobrir por completo. Com uma mão umedecida com água, tire o excesso para ficar uma massa bem fina, já que ela cresce bem, e moldar de forma uniforme.

Passe em um prato com farinha de rosca para empanar e bote os espetos inteiros em uma frigideira rasa cheia de óleo quente. Use um pegador para virar e fritar de todos os lados. Quando a massa estiver bem dourada, tire da panela. Para finalizar ao estilo coreano, polvilhe um pouco de açúcar. Se não gostar, pode salpicar um pouco de sal em vez disso. Bote ketchup e mostarda por cima e pronto!

Como fazer outras variações de corn dog?

Se quiser fazer o corn dog de queijo, é muito simples. Basta pegar a salsicha e cortar ao meio e depois cortar o pedaço de queijo, de preferência mussarela, no mesmo tamanho. Espete primeiro a metade da salsicha e depois o pedaço de queijo. Depois repita o processo de cobrir com massa, empanar e fritar. É importante ter mais cuidado para ficar bem coberta, caso contrário o queijo pode vazar.

Para fazer outras variações de massa de corn dog também é fácil. Para fazer com cubos de batata frita, descasque uma batata, corte em cubinhos e cozinhe em uma panela com água por 3 minutos. Depois de cozido, escorra e tire excesso de água e misture com 1 colher (sopa) de amido de milho até os cubinhos ficarem bem empanados. Com o espeto já com a massa, passe na tigela com as batatas para os pedaços grudarem nela e depois passe no empanado com farinha, apertando bem para entrar nos “buracos” sem a batata antes de fritar.

Para fazer o corn dog com massa crocante, basta colocar um pedaço de qualquer miojo em um saco e bater até quebrar em pedacinhos. Depois faça como no anterior e passe o espeto com a massa primeiro no miojo quebrado e depois na farinha, sempre apertando bem para grudar. Depois de montar seus corn dogs do jeito que preferir é só fritar normalmente. Se quiser, sirva com molho, ketchup e/ou mostarda.

Por Paula Bastos Araripe
Fonte: (1)
Imagem: Freepik
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Paula Bastos Araripe

    Jornalista carioca que tem o k-pop como trilha sonora da vida. Multistan incorrigível, defensora de grupos (injustamente) desconhecidos e nostálgica da segunda geração do k-pop. Highlight (Beast) tem certificado vitalício como meu grupo ultimate.

    Sair da versão mobile