Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-pop Música

Relembre alguns dos disbands de 2021 no K-pop


O ano de 2021 foi muito agitado, ainda com diversas restrições relacionadas à COVID-19 e o avanço da pandemia em todo mundo. Apesar de diversas incertezas, este ano foi decisivo para diversos grupos de K-pop, e infelizmente muitos se separaram durante este período.

Confira aqui uma retrospectiva dos disbands ocorridos neste ano.


ENOi

Em janeiro, a Kithewhale Entertainment anunciou que o ENOi iria se separar. Em declaração, a agência informou que a decisão foi tomada por ambos os lados após uma longa e profunda discussão. Os membros Avin, Jinwoo e J-kid resolveram rescindir o contrato com a agência, enquanto Laon, Dojin, Hamin e Gun decidiram permanecer com a empresa em suas promoções individuais.

Leia mais: Boygroup ENOi anuncia disband com menos de dois anos de carreira


Seven O’Clock

A Forest Network, empresa responsável pelo grupo, agradeceu aos fãs do Seven O’Clock antes de anunciar a dissolução do grupo em março deste ano. Lamentando a notícia repentina e a separação, a agência informou que fará o possível para apoiar as atividades individuais dos integrantes do grupo.


IZ*ONE

Em março, a Off The Record e a Swing Entertainment, empresas responsáveis conjuntamente pela gestão grupo, confirmaram que o IZ*ONE sofreria o disband em abril. As meninas se despediram dos fãs no concerto final do grupo – ONE, THE STORY – e agradeceram o apoio que receberam. Além disso, deixaram altas expectativas para os novos lados que cada uma mostrará em suas carreiras.


HOTSHOT

O HOTSHOT teve seu anúncio oficial de dissolução em março. O grupo, que estreou em 2014, decidiu encerrar suas atividades como equipe. A agência responsável, Star Crew ENT, agradeceu aos fãs e confirmou que irá fornecer o apoio necessário para que os membros possam desenvolver e mostrar suas habilidades individuais como artistas.

Leia mais: HOTSHOT anuncia disband após 7 anos de carreira


1TEAM

O grupo 1TEAM estreou em março de 2019 com a música VIBE e anunciou oficialmente sua separação através de sua agência, Liveworks Company. A empresa revelou que ambos os lados concordaram em encerrar as atividades oficiais em março de 2021 e rescindir o contrato como um grupo. Após agradecer aos fãs, a agência se desculpou pela notícia repentina e afirmou que deseja o melhor para cada integrante.

Leia mais: Liveworks Company anuncia disband do 1TEAM


BLACK6IX

O grupo BLACK6IX, que estreou há quatro anos com o single Please, anunciou oficialmente seu fim. Em abril, a agência BLACKHOLE Entertainment noticiou a separação do grupo nas contas oficiais da banda, informando que os contratos exclusivos dos membros terminaram e consequentemente suas atividades oficiais também.

Leia mais: BLACKHOLE ENT. anuncia disband do BLACK6IX


B.O.Y

Formado por Kim Kook Heon e Song Yu Vin, o B.O.Y (B of You) estreou em 2020. A dupla teve sua dissolução oficial anunciada em abril pela agência Music Works Entertainment. Após muita deliberação, foi decidido rescindir o contrato exclusivo de Song Yu Vin mais cedo (ele estava com a agência há seis anos) e, consequentemente, o encerrar as atividades da dupla. Kim Kook Heon também se mostrou de acordo com a decisão.


Berry Good

Berry Good estreou como um quinteto em 2014, mas sofreu algumas modificações em sua formação até se fixar com quatro integrantes: Johyun, Seoyul, Sehyung e Gowoon. Em fevereiro de 2021, Gowoon e Seoyul deixaram a equipe logo após seus contratos expirarem e em maio a agência JTG Entertainment anunciou a separação total do grupo.


DUSTIN

Em maio, a LPA Entertainment, agência do DUSTIN, anunciou através do fancafe do grupo no Daum o disband. A notícia pegou muitos fãs de surpresa devido à agenda que a boyband tinha planejada, com comeback e eventos no Japão marcados. A empresa lamentou que devido a situações internas o grupo resolveu finalizar suas atividades oficialmente e solicitou o apoio dos fãs para os próximos passos dos membros do DUSTIN.

Leia mais: LPA Entertainment anuncia disband do DUSTIN


GFRIEND

Em maio, o GFRIEND e a Source Music se reuniram para discutir o futuro do grupo. Após longas discussões, todas as integrantes optaram por não renovar seus contratos com a empresa. A primeira declaração divulgada pela agência colocava em dúvida se o grupo tentaria continuar unido em outra empresa, mas as próprias integrantes divulgaram cartas aos fãs para confirmar que o grupo havia, de fato, chegado ao fim. O grupo estreou em 2015 com Season of Glass.

Leia mais: Integrantes do GFRIEND não renovarão seus contratos com a Source Music

Integrantes do GFRIEND confirmam disband do grupo em cartas aos fãs


SOLIA

Apenas 5 dias depois da sua estreia oficial, o SOLIA anunciou a separação. Em agosto, o grupo feminino da Space Music Entertainment se desculpou com os fãs por surpreendê-los com notícias infelizes e informou que devido às circunstâncias da empresa, elas não conseguiriam manter o grupo. Elas agradeceram o apoio dos fãs, mesmo que por um curto período, e lamentaram muito a dissolução em suas contas individuais no Instagram.


100%

Depois de estrear em setembro de 2012, o 100%, promoveu ativamente durante nove anos na Coreia e no Japão. Em setembro, a Top Media, agência do grupo, anunciou sua separação. A empresa agradeceu o apoio dos fãs e anunciou que após profundas discussões com os membros, Rockhyun, Jonghwan, Chanyong e Hyukjin, cujos contratos expiraram em outubro, decidiram encerrar as atividades. Em anúncio, o grupo revelou como é difícil se despedir, mas que em breve irão cumprimentar os fãs com uma imagem diferente.

Leia mais: TOP Media anuncia disband do grupo 100%


Lovelyz

A Woollim Entertainment divulgou o disband do Lovelyz em novembro. O grupo chegou aos 7 anos de contrato com a empresa e discutiu individualmente seus próximos passos. Ao fim das negociações, apenas Baby Soul resolveu renovar seu contrato, enquanto Yoo Jiae, Seo Jisoo, Lee Mijoo, Kei, Jin, Ryu Sujeong e Jung Yein decidiram se preparar para recomeçar em novos caminhos. A agência expressou sua gratidão aos fãs e desejou sucesso às outras integrantes.

Leia mais: Woollim Entertainment anuncia disband do Lovelyz


VOISPER

Em dezembro, a agência EVERMORE Entertainment anunciou oficialmente que o VOISPER irá se separar. O grupo estava junto há seis anos e encerraram suas promoções depois de lançar seu último álbum, intitulado The Finale. Após discussão entre a empresa e os integrantes, os dois lados concordaram em seguir seus próprios caminhos.

Leia mais: VOISPER anuncia disband após lançamento de “The Finale”


Apesar da tristeza do adeus, seguiremos torcendo pelo sucesso dos artistas em seus novos caminhos.


Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8), (9), (10), (11), (12), (13), (14), (15)
Imagens: Kithewhale, Forest Network, Off The Record, Star Crew, Liveworks Company, BLACKHOLE Ent., Music Works, JTG Ent., LPA Ent., Source Music, Space Music Ent., Top Media, Woollim Ent., Evermore Ent. (divulgação).
Não retirar sem os devidos créditos.


Tags relacionadas:

  • Vitória Chaves

    Brasiliense de 23 anos e apaixonada pela Coreia do Sul. Gosto de pesquisar, entender e compartilhar. Levemente obcecada por K-pop e K-dramas e ainda descobrindo o que me motiva a fazer um bom trabalho, onde quer que seja.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido