Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Música

Grupos que podem dar disband em 2023

O ano de 2023 está quase chegando e trazendo consigo um novo ciclo de negociações de contrato para alguns grupos de K-pop. Como a duração média de tais acordos é de sete anos, os alvos desta vez serão os debuts ocorridos em 2016.

Vale ressaltar que, apesar de temidos, nem sempre os grupos são atingidos pela “maldição dos sete anos”. Porém, por outro lado, podem ocorrer baixas como saída de membros da agência que não necessariamente significa a partida de seus grupos.

Nesta lista, excluímos dois grupos. O primeiro foi o SF9, pois, mesmo tendo estreado em 2016, já renovou seus contratos com a FNC Entertainment desde março do ano passado. O outro é o KARD, cujos contratos com a DSP Media foram renovados em julho.

Confira a seguir os grupos que deverão fazer o mesmo ao longo do ano que vem.



ASTRO

Os jovens do ASTRO foram apresentados ao público em fevereiro de 2016 sob administração da Fantagio Entertainment e é o único grupo masculino do quadro de artistas da empresa, composto em sua maioria de atores e atrizes. Além das promoções juntos, os membros também demonstram seus talentos em units – sendo elas MOONBIN&SANHA e JINJIN&ROCKY – e também em solos, como é o caso de MJ. Tudo isso sem contar com o currículo de Cha Eun Woo na atuação.

Com a valorização em torno do grupo, não será surpresa se decidirem renovar seus contratos com a agência.


BLACKPINK

A lista continua com nada menos que o BLACKPINK. O quarteto da YG Entertainment consagrou-se como um dos maiores grupos do K-pop em âmbito mundial e conquistou números e recordes impressionantes. Porém, apesar do inegável sucesso, fãs do grupo frequentemente fazem duras críticas à forma como a YG gerencia os compromissos de Jisoo, Jennie, Rosé e Lisa. Uma das principais diz respeito aos longos períodos de hiato que estão sujeitas. Para se ter uma ideia, o intervalo entre os lançamentos de THE ALBUM e BORN PINK – os dois mais recentes comebacks – foi de quase dois anos.

Este e outros problemas fazem com que muitas pessoas se perguntem se as integrantes têm planos de permanecer na agência por mais tempo ou se optarão por seguir suas carreiras em outras empresas. Como o debut do BLACKPINK foi em agosto de 2016, ainda devemos esperar alguns meses para saber as respostas.


KNK

Se a carreira do KNK fosse uma montanha-russa, seria uma daquelas cheias de voltas de cabeça para baixo. O grupo debutou oficialmente em fevereiro de 2016 sob administração da YNB Entertainment. Em 2018, a agência anunciou o término dos contratos dos membros com a empresa, mas que eles optaram por manter o grupo, com exceção de Youjin.

No início de 2019, os membros remanescentes assinaram com a 220 Entertainment, mas a calmaria não durou para sempre. Seoham anunciou sua saída do grupo em setembro de 2021, e Heejun fez o mesmo em janeiro. A formação atual do grupo consiste em Jihun, Dongwon e Inseong.

O último comeback do grupo foi lançado em setembro de 2020 e seus membros remanescentes estão na época de iniciarem seus alistamentos militares. Atualmente, Inseong já está cumprindo o seu. Portanto, os fãs terão que esperar para verem o grupo junto novamente, caso decidam seguir com o KNK.


MOMOLAND

Falando em reviravoltas, o que dizer da carreira do MOMOLAND? A formação na época do debut em novembro de 2016 era Hyebin, Jane, Nayun, JooE, Ahin, Nancy e Yeonwoo. No ano seguinte, Taeha e Daisy foram adicionadas ao grupo, que passou a promover com 9 integrantes.

Pouco após isso, o grupo conquistou a fama com o lançamento do sucesso “BBoom BBoom”, que garantiu a primeira vitória em programas musicais e foi seguida de “BAAM”, que aproveitou a mesma maré de sorte. Porém, os dias de glória foram sucedidos por uma série de baixas na formação do grupo.

As primeiras foram Yeonwoo e Taeha. Na época, Daisy estava em hiato e a declaração da MLD Entertainment anunciando a saída das colegas mencionava que o futuro das suas atividades com o grupo estava sendo discutido.

A saída de Daisy foi anunciada em maio de 2020. Antes disso, ela deu uma entrevista à KBS alegando que a MLD Entertainment negou seus pedidos para retomar as promoções com o MOMOLAND e que, ao tentar reincidir seu contrato, a agência pediu um valor exorbitante de multa. Segundo a cantora, ela só deixou o grupo porque foi demitida.


NCT

O ambicioso e inovador projeto da SM Entertainment que, atualmente, conta com mais de 20 membros e 4 units tem planos para se expandir ainda mais no futuro. Porém, alguns dos seus integrantes podem deixar a agência já no ano que vem. Estes são os casos específicos do NCT 127 e do NCT DREAM, que debutaram em julho e agosto de 2016, respectivamente. Sendo assim, os membros das formações originais destas units em breve terão que negociar a renovação dos seus contratos.

Para os que entraram depois, como é o caso de Jungwoo que só se juntou ao grupo em 2018, o contrato ainda segue em vigência por mais alguns anos. Mesmo assim, mais de uma dezena de artistas deverão negociar um novo contrato no ano de 2023.


PENTAGON

O grupo formado pela CUBE Entertainment após o programa Pentagon Maker debutou em outubro de 2016. Desde então, o PENTAGON já lançou diversos sucessos, veio ao Brasil e recebeu um reconhecimento tardio pelo seu sucesso em 2020, quando conquistou a primeira vitória em programas musicais de sua carreira.

Atualmente, o grupo está passando por mudanças temporárias em sua formação devido ao alistamento de seus membros. Jinho e Hui já finalizaram seus serviços e Hongseok está servindo desde maio deste ano. Com exceção de Yanan e Yuto – de nacionalidade chinesa e japonesa, respectivamente – ainda restam quatro membros para cumprirem suas obrigações.

O PENTAGON tem mantido uma frequência de lançamentos com promoções tanto na Coreia quanto no Japão. Portanto, não seria de se estranhar se renovassem seus contratos com a agência. Até que isso aconteça em outubro, os membros ainda têm alguns meses para ponderar sobre este assunto.

Leia também:
PENTAGON fala sobre as emoções da 1st WIN e a vontade de ver os fãs globais


VICTON

Assim como o PENTAGON, o VICTON é um grupo que demorou para conquistar seu devido reconhecimento. Ele veio em 2019, após Seungwoo e Byungchan participarem do Produce X 101 e o então líder ser um dos selecionados para fazer parte do X1. Enquanto promovia com o grupo temporário, o VICTON conquistou sua primeira vitória em programas musicias, mais de 3 anos após o debut.

Em outubro, o grupo sofreu uma baixa após a saída de Heo Chan, flagrado enquanto dirigia sob efeito de álcool. Atualmente, Seungwoo está finalizando seu serviço militar e está previsto para ser dispensado no final de janeiro. Após isso, o grupo deverá iniciar as promoções em sexteto, com a formação completada por Seungsik, Sejun, Hanse, ByungchanSubin.

As discussões sobre o contrato dos membros devem ocorrer próximo de novembro, mês em que completam 7 anos desde o debut.

Leia também:
[ENTREVISTA] VICTON declara seu amor pelo Brasil e reflete sobre o passado e futuro em [Chronograph]


WJSN

As grandes vencedoras do Queendom 2 debutaram em fevereiro de 2016 e são administradas pela Starship Entertainment e Yuehua Entertainment. Originalmente, a formação conta com 13 integrantes, mas as 3 chinesas – Xuan Yi, Cheng Xiao e Mei Qi – estão afastadas das promoções com o grupo desde 2018.

Além de promoverem como grupo completo, o WJSN também estreou as units WJSN Chocome e WJSN The Black. Como se isto não fosse o suficiente, algumas integrantes também são atrizes, e a líder EXY já foi creditada como compositora de dezenas de músicas.

O WJSN foi o segundo grupo feminino da Starship, seguindo o SISTAR, que foi vítima da maldição dos 7 anos. Com a eminente discussão sobre os contratos, os fãs finalmente deverão, pelo menos, ter uma resposta sobre o retorno ou não das integrantes chinesas.


Bônus: LOONA

Quem leu a lista sobre os disbands que poderiam ter ocorrido em 2022 deve estar tendo um deja vu neste momento. Na época, o LOONA foi citado devido aos problemas financeiros enfrentados pela BlockBerry Creative, empresa responsável pelo grupo.

Agora, o grupo retorna à lista devido aos recentes conflitos que culminaram com a saída de Chuu e o boicote que fez com que o próximo comeback fosse adiado indefinidamente.

Tendo debutado em 2018, o contrato do grupo deve durar até 2025. Com isso, a saída de qualquer integrante antes disso pode gerar multas por quebra de acordo. Porém, muitos torcem para que as cantoras possam deixar a empresa antes disso alegando a forma injusta com que a BBC as trata.

Leia também:
[DOSSIÊ] Entenda os motivos que levaram os fãs a boicotar o comeback do LOONA
BlockBerry Creative anuncia adiamento do comeback do LOONA

Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8), (9), (10), (11), (12)
Imagens: YG Entertainment e SM Entertainment
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido