Todo fã ama se gabar de como seu grupo favorito debutou há pouco tempo e já se tornou popular. Só que nem sempre os charts coreanos e internacionais colaboram para mostrar essa popularidade. Dá para concordar, aliás, que esses não são os únicos meios de ver o quão queridos os artistas são. Por isso, a KoreaIN te mostra alguns dos grupos que debutaram há pouco tempo, no período de 2020 a 2022, e caíram nas graças dos fãs, se tornando verdadeiros influencers no Instagram.
1. ENHYPEN (@enhypen) – 10.4M de seguidores
O grupo que debutou em novembro de 2020 trouxe mais este pódio para a HYBE Labels, o dos rookies mais seguidos no Instagram. Apesar de cada membro carregar sua popularidade pré-debut, pois, o grupo masculino foi criado com a participação de fãs globais, não dá para negar que o ENHYPEN se tornou “como uma febre”. Não é só o número de seguidores que surpreende, o engajamento também é de milhões, literalmente. Os likes dos posts costumam ser na casa dos milhões e os comentários já superaram 30 mil em algumas publicações. E a gente acompanha esse número aumentar a cada comeback!
2. aespa (@aespa_official) – 8.9M de seguidores
Não dá para saber se elas são as mais populares do kwangya, mas no Instagram elas são o grupo feminino rookie mais popular. Curiosamente, o aespa também debutou em novembro de 2020. E nesse pouco tempo de existência, se compararmos com os grupos mais antigos da SM, uma das perguntas mais pesquisadas no Google é “por que o aespa é popular?” e, como resposta, existem vários textos listando motivos para isto. O que ninguém discorda mais é da popularidade do grupo. Com um engajamento muito bom, que supera 20 mil comentários e 1M de likes em algumas fotos, não tem como negar que elas são as “brabas” ou como elas preferem dizer, “selvagens”.
3. TREASURE (@yg_treasure_official) – 5.3M de seguidores
São o tesouro da YG e não dá para negar, porque eles valem milhões, para ser exata, mais de 5 milhões de seguidores. O debut veio para eles um pouco antes dos outros grupos, em agosto de 2020, mas os Treasure Makers que acompanharam o reality de formação do grupo passaram por mais de 1 ano de espera até a tão sonhada estreia do TREASURE. Com um engajamento que supera os mil comentários na maioria das publicações, já dá para dizer que eles são mais populares do que o meme do Junkyu abrindo a porta e falando “Annyeonghaseyo!”. Só a hashtag com o nome do grupo, em coreano, tem quase 1M de usos no Instagram. É possível afirmar que a música “Going Crazy” foi uma previsão do sentimento que iria atingir a nação kpopper.
4. KEP1ER (@official.kep1er) – 3M de seguidores
E elas realmente foram supersônicas! Debutaram em janeiro de 2022, ou seja, há menos de 1 ano e têm 3 milhões de seguidores. Um pouco desta fama pode ser atribuída aos Kep1ians que acompanharam o reality de formação do grupo, mas também podemos citar as outras conquistas que as meninas tiveram no ano do debut, como a participação no Queendom 2, ao lado de grupos mais antigos. Algumas das integrantes, como Yeseo e Yujin também agregaram ao fandom parte dos seus fãs de grupos anteriores, o Busters (Yeseo) e o CLC (Yujin). O primeiro MV do grupo, “WA DA DA DA“, foi assistido mais de 110 milhões de vezes e, 4 meses após o debut, conquistaram um prêmio de rookies do ano no Brand Customer Loyalty Awards.
5. NMIXX (@nmixx_official) – 2.3M de seguidores
Apesar de ter sua estreia marcada por polêmicas, o grupo mostrou que o amor dos fãs vai muito além do gosto pelo MV. Elas debutaram em fevereiro de 2022 e são as caçulas da JYP. As meninas já estão dando orgulho para a empresa, participando de grandes festivais como o Dream Concert 2022 e estampando a capa da revista Harper Bazar Korea. Tudo isso reflete no número de seguidores e, agradando a eles, as meninas são bem ativas no Instagram. Entre os grupos citados até agora, o NMIXX tem o maior número de postagens, com 1.122 publicações. O mais impressionante é que esse nível de popularidade foi alcançado sem a existência de um comeback.
6. IVE (@ivestarship) – 2.2M de seguidores
Mergulhadíssimas no amor do fandom, que não por acaso se chama DIVE, elas têm não só o sexto lugar no número de seguidores, como também o segundo MV de debut mais visto entre os rookies citados nesta matéria. O grupo debutou em dezembro de 2021 e foi um dos grupos femininos a ter win no menor tempo possível, empatando apenas com o trio VIVIZ. Duas integrantes do IVE, Yunjin e Wonyoung, contam com uma experiência de 3 anos no IZ*ONE. Esta habilidade faz com que elas, junto ao restante do grupo, se superem a cada lançamento. Exemplo disso é o primeiro comeback do IVE, “LOVE DIVE”, que foi o MV mais rápido das meninas a atingir 100 milhões de views.
7. STAYC (@stayc_highup) – 1.4M de seguidores
As meninas provam que sua fama vai muito além de serem mencionadas no Instagram de famosos brasileiros do mundo do sertanejo. Fugindo do estereótipo de um pódio ocupado apenas por grupos de empresas muito tradicionais no mundo do K-pop, as meninas também fazem parte do combo de influencers que tiveram seu debut em novembro de 2020. O nome do grupo faz jus a fama, STAYC é a abreviação de “Star To A Young Culture”, ou “Estrelas para uma Cultura Jovem” e a influência entre os jovens é tanta que a Cruz Vermelha nomeou as meninas como embaixadoras da doação de sangue na Coreia, para incentivar o público juvenil que nunca participou dessa ação.
Leia também:
[ENTREVISTA] STAYC comenta sobre seus hits virais e desafios de cantar em português
8. LE SSERAFIM (@le_sserafim) – 1.3M de seguidores
Vale a pena começar citando parte da letra da música de estreia do grupo: “what you looking at”? Ou, no bom português, “tá olhando o quê”? Com certeza é para o número de seguidores que não para de crescer e vai rumo aos 2M. O número assusta, principalmente, por ter sido atingido em pouco mais de um mês. O grupo debutou em maio de 2022, o mais recente do nosso ranking, e teve sua música título produzida por ninguém menos que o próprio Bang Sihyuk, CEO da HYBE Labels. O resultado foi sucesso, pois o hit “FEARLESS” alcançou o topo do iTunes em 13 países! O LE SSERAFIM também conta com ex-integrantes do IZ*ONE, Sakura e Chaewon.
9. XDINARY HEROES (@xdinaryheroes_official) e CRAVITY (@cravity_official) – 1.2M de seguidores
A nova aposta da JYP na categoria banda estreou em dezembro de 2021 com uma música diferenciada, “Happy Death Day”, que apresenta os aniversários de uma forma mais sinistra. A escolha de debutar os meninos se provou muito certa, porque a popularidade atingida pelo XDINARY HEROES mostra que eles são realmente extraordinários. O XDIES ou XH, outros nomes do grupo usados pelos fãs, apareceu no Weekly Idol apenas um mês após o debut. Isso mostra o quanto a empresa é confiante na capacidade de entretenimento dos meninos. O próprio lema da banda aproxima o público, “nós todos podemos ser heróis”. Além disso, o grupo tem como objetivo criar canções sobre histórias de heróis da vida real.
O CRAVITY mostra que nunca deixou de ser a vez deles, quando o assunto é popularidade. O grupo aparece na lista dos debuts mais esperados em 2020, e também está presente na dos álbuns de debut mais vendidos desse mesmo ano. O nome do boygroup significa “centro da gravidade”, unindo as palavras “creativity” (criatividade) e “gravity” (gravidade). Essa força gravitacional existe para atrair o fandom Luvity, o que os números do Instagram revelam que está funcionando. O CRAVITY debutou em abril de 2020 e inclui na sua formação Hyeongjun e Minhee, dois ex-membros do X1, grupo formado com a participação dos fãs globais.
Leia também:
[ENTREVISTA] CRAVITY revela ambição para encontrar os fãs no Brasil e amizade com os colegas da agência
10. SECRET NUMBER (@secretnumber.official) e WEEEKLY (@_weeekly) – 1.1M de seguidores
O SECRET NUMBER debutou em maio de 2020 com a música “Who Dis?”, e hoje temos a resposta para esta pergunta. Quem são elas? Milionárias do Instagram. E tem mais no histórico das meninas, como indicação ao MAMA 2020, na categoria “Best New Female Artist”, e presença no top 30 do ranking de reputação de marcas de grupos femininos em dezembro de 2020, além do debut delas ter sido escolhido como um dos mais esperados desse ano.
Um mês depois, debutou o Weeekly, o que não impediu de alcançar o mesmo número de seguidores do SECRET NUMBER. O debut ocorreu em maio de 2020 com a música “Tag Me”, que foi mencionada pela Billboard como uma das melhores canções do ano. O hit é uma crítica ao vício em redes sociais, nada mais identificável em pleno século 21. Aliás, rede social, só se for para marcar elas. Deixando um pouco os trocadilhos de lado, para ressaltar a popularidade do Weeekly, o último lançamento das meninas,“Ven Para”, bateu o recorde de vendas do grupo.
11. MCND (@mcnd_official) – 1M de seguidores
O grupo, que tem vinda marcada para o Brasil, debutou em fevereiro de 2020 com o mini-álbum “Ice Age”, que foi uma das estreias de maior sucesso do ano, de acordo com dados do Gaon Chart. O debut deles também estava na lista dos mais esperados, e as vendas serviram para comprovar este fato. MCND significa “Music Creates News Dreams”, o que de acordo com a empresa TOP Media, estaria ligado à possibilidade dos meninos alcançarem seus sonhos e atingirem seus fãs através da música. E essa expectativa foi atingida com sucesso, basta olhar os números do Instagram. A era do gelo já acabou, mas a do MCND está só começando!
Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8), (9), (10)
Imagem: VLIVE, SM Ent., YG Ent., Swing Ent., Starship Ent., JYP Ent., topstarnews,
TOP Media Ent., High Up Ent. – reprodução
Não retirar sem os devidos créditos.