Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-pop

É possível idols de K-pop saírem das agências e seguirem em seus grupos?


Apesar de desolador para muitos, o fim de um contrato nem sempre significa o fim de um grupo. Atualmente, vários artistas escolhem encerrar seus contratos com as agências pelas quais debutaram para seguirem novos planos sem deixar de promover com seus grupos para a alegria de seus fãs.

Em alguns casos, todos os membros deixam a empresa juntos. Um exemplo disso é o GOT7, que deixou a JYP Entertainment em janeiro de 2021. Mais recentemente, os membros do iKON também migraram para a 143 Entertainment e também mantiveram o nome do grupo. Já os membros do BEAST saíram da Cube Entertainment em 2016, fundaram sua própria empresa – a Around US Entertainment – e passaram a promover sob o nome HIGHLIGHT.

Porém, em situações um pouco mais complexas, apenas alguns membros não renovam os contratos com as agências dos seus grupos, mas seguem promovendo com eles, prezando a conexão com seus companheiros. Hoje vamos conhecer alguns casos assim. Confira.



Girls’ Generation

Após o término de seus contratos com a SM Entertainment, algumas integrantes do Girls’ Generation decidiram seguir caminhos individuais, assinando com diferentes agências. No entanto, o grupo ainda está ativo e as integrantes restantes têm trabalhado em projetos musicais e individuais, além de manterem o apoio e a amizade umas com as outras. 

Elas até fizeram um comeback especial para comemorar os 15 anos de grupo:

Leia também:
Trajetória: 15 anos do Girls’ Generation, o girl group da nação


Apink

O caso do Apink também segue o mesmo modelo, com uma pequena diferença: apenas uma integrante segue na agência do grupo. Em abril de 2021, Naeun deixou a IST Entertainment – na época ainda chamada Plan A Entertainment – e assinou com a YG Entertainment para focar nas promoções como atriz. 

O grupo gravou “Dilemma” como sexteto e fez boa parte das promoções como quinteto devido ao choque das agendas de Naeun. Até que em abril de 2022, ela deixou oficialmente o grupo.

Já em abril desse ano, foi a vez de Park Chorong, Yoon Bomi, Kim Namjoo Oh Hayoung também saírem da agência e assinarem com a Choi Creative Lab. Atualmente, apenas Jung Eun Ji segue sob administração da IST Entertainment.

A notícia das saídas veio apenas dias depois do lançamento do último comeback do Apink. Porém, as declarações reforçaram que o grupo não chegou ao fim e fãs podem aguardar por uma nova reunião das cinco integrantes no futuro.

Leia também:
Trajetória: a versatilidade do Apink em seus 10 anos de carreira



2PM

Com 14 anos de atividade, o 2PM é um exemplo de grupo que ainda se mantém unido mesmo com um integrante fora da empresa. Em 2018, antes de todos os membros se alistarem no exército, somente Taecyeon não renovou o contrato com a JYP Entertainment

Após 5 anos de hiato, em 2021 o grupo retornou com os 6 integrantes para promover o álbum Must, que foi totalmente planejado e dirigido pelos integrantes. A própria JYPE reconheceu a senioridade do 2PM e concluiu: “como os maiores veteranos da empresa, o 2PM se tornarão diretores de relações internacionais para divulgar a empresa“. Em dezembro desse mesmo ano, foi a vez de Chansung anunciar – em apenas uma nota – que seria pai, estava se casando e deixaria a agência.

Hoje, Taecyeon faz parte da empresa 51K enquanto Chansung está na L’ July Entertainment. Ambos promovem também como atores enquanto aguardam uma nova reunião do grupo.


MAMAMOO

Em junho de 2021, WheeIn foi a única integrante que não assinou o contrato de renovação e decidiu seguir um caminho separado da agência do MAMAMOO, mas em vez de abandonar completamente o grupo, ela assinou um contrato separado, garantindo sua permanência no quarteto até pelo menos dezembro de 2023.

Neste ano, o grupo passará por uma nova rodada de discussões com a RBW Inc. para decidirem suas atividades futuras. Até que a agência se manifeste sobre o assunto, resta aos fãs aguardarem e permanecerem no suspense.


TEEN TOP

Dos quatro membros atuais do TEEN TOP, apenas Chunji e Ricky renovaram seus contratos com a TOP Media, empresa onde o grupo debutou. Niel e Changjo deixaram a agência em 2021, mas continuam como membros do grupo.

O TEEN TOP lançará uma música especial de aniversário em julho, e continuam a promover as músicas antigas nas redes sociais, com versões adaptadas entre os 4 integrantes. 


MONSTA X

Em maio de 2022, os membros do MONSTA X passaram pela tradicional discussão sobre a renovação de seus contratos com a Starship Entertainment. Na época, as primeiras notícias deram conta que ShownuKihyun e Hyungwon já haviam renovado os seus enquanto MinhyukJooheon e I.M seguiam em negociações.

Após meses de silêncio, a agência informou em agosto que I.M optou por deixar a empresa. Mesmo assim, ele segue como membro do grupo e participou dos comebacks recentes do grupo, mantendo a formação de sexteto.


Faltou citar algum outro grupo que ainda se mantém unido mesmo em empresas separadas? Deixa aqui nos comentários!

Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6)
Imagens: JYP Entertainment, SM Entertainment, RBW, Starship Entertainment
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Isabela Marques

    Jornalista do interior de SP. Tenho 27 anos e quase metade deles foram dedicados ao mundo geek asiático. Quando não estou sendo uma boa fangirl, aproveito para ler bons livros e webtoons de mistério.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido